Informações
Título do produto
Covid-19 : o efeito econômico da pandemia do Covid-19 no Estado do Pará
Descrição do produto
Referência:
BASTOS, Horácio Ferreira Cunha. COVID-19: o efeito econômico da pandemia do Covid-19 no Estado do Pará. 2021. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo:
A pandemia de Covid-19 fez com que a economia global subitamente parasse, provocando choques de oferta e de demanda por todo o mundo. Em 2020, país após país sofreu surtos provocados pelo novo coronavírus, cada um enfrentando crises epidemiológicas que repercutiram diretamente na saúde de cada indivíduo e no sistema econômico e financeiro com consequências dramáticas. Nesse contexto que se desenvolveu a presente pesquisa com o objetivo de analisar quais foram os efeitos da pandemia de Covid-19 na Economia internacional, no Brasil e no Estado do Pará de forma específica. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método dedutivo, sob o critério de natureza mista, ou seja, descritivo e exploratório. Conclui se, portanto, que o impacto do coronavírus na economia global se estenderá para além de 2021, tendo o Fundo Monetário Internacional (FMI) previsto que o PIBs per capita ao final de 2021 ainda deverá estar abaixo daqueles de dezembro de 2019. Economias emergentes e demais países em desenvolvimento, além de se defrontarem com dificuldades particulares para lidar com seus próprios surtos ainda devem sofrer com os choques adicionais do exterior. Portanto, pode-se afirmar que a pandemia de Covid-19 trouxe uma tempestade perfeita, com consequências sérias e de difícil reparação tanto no cenário internacional, como no Brasil e também no Estado do Pará.
Autor(es) do produto
Horácio Ferreira Cunha Bastos
Unidade acadêmica da UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Covid-19 - Pandemia - Covid-19 - aspectos econômicos - Pará
Público alvo
Data de Produção do produto
maio 26, 2021
Tipo do produto
Comunicação científica