Informações
Título do produto
A docência na educação do campo no contexto da COVID-19
Descrição do produto
Referência:
LOPES, Juliana Crespo et al. A docência na educação do campo no contexto da COVID-19. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, p. e12413, 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.
Resumo:
A Educação no Campo se configura a partir de lutas históricas por direitos à educação, à terra, à justiça social e ao trabalho. Com o surgimento da Pandemia COVID-19, as vulnerabilidades e precarizações tornaram-se mais evidentes. A partir das adaptações que foram necessárias em função das medidas de isolamento social, emergiu a preocupação com a saúde mental e apoio psicossocial dos atores que tornam possível a continuidade da educação para as populações do campo: os(as) professores(as). Diante disso, o artigo tem como objetivo apresentar uma análise das implicações da Pandemia da COVID-19 na saúde mental e psicossocial dos professores da Educação do Campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por meio de plataformas de comunicação digital com cinco profissionais da Educação do Campo, um de cada uma das cinco regiões do Brasil. A partir da análise do discurso, foram identificadas situações geradoras de sofrimento psicológico bem como os processos críticos protetores que proviam suporte à saúde mental no contexto pandêmico. As práticas pedagógicas remotas tornaram a situação da Educação do Campo e de educadores do Campo ainda mais precária e vulnerável. A pandemia da COVID-19 também acelerou processos de despersonalização e desvalorização da Educação do Campo.
Autor(es) do produto
Juliana Crespo Lopes Charles; Gabriela Fernandes Chaves Lira; Nicolly Papacidero Magrin; Débora da Silva Noal; Marina Thuane Melo da Silva
Unidade acadêmica da UnB
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Saúde mental - Atenção psicossocial - Educação do campo - Covid-19
Público alvo
Data de Produção do produto
julho 12, 2021
Tipo do produto
Comunicação científica
Formato do produto
Idioma
Território ou área de aplicação
Licença o gerenciamento de direitos autorais
Fonte externa
Revista Brasileira de Educação do Campo