A UnB quem faz é a gente que pesquisa
Ensinar, pesquisar e promover o diálogo efetivo com a comunidade. O tripé que move as universidades públicas brasileiras ganhou ainda mais relevância e notabilidade no contexto global de enfrentamento à pandemia. A Universidade de Brasília segue desempenhando esses papeis com compromisso e excelência. Confira, abaixo, as principais ações, também sistematizadas no repositório digital Covid-19 UnB em Ação.
1) Protagonismo, criatividade e inovação para enfrentamento da covid-19
Uma das iniciativas institucionais de enfrentamento à pandemia protagonizadas pela Universidade foi a parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para o desenvolvimento de ensaio clínico nacional, coordenado pelo Instituto Butantan, para testar a eficácia da vacina CoronaVac.
Outra parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma plataforma de inteligência para auxiliar na tomada de decisões relativas ao combate à doença no Distrito Federal e em municípios vizinhos.
2) Desenvolvimento de tecnologias e aplicativos
A Universidade pensou, desenvolveu e colaborou com soluções de tecnologia e inovação para o combate ao novo coronavírus. É o caso do App Escola em Casa DF e do App Mia Ajuda, bem como uma chamada específica da maratona de programação Hackathon voltada ao desenvolvimento de programas e aplicativos para melhorar o funcionamento de diversos setores da economia do Distrito Federal impactados pelo isolamento social.
3) Prospecção e apoio a projetos voltados para o combate à covid-19
O Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei) é a instância responsável por planejar, sistematizar e viabilizar o desenvolvimento de projetos da UnB, nas mais diversas áreas do conhecimento, voltados a mitigar os efeitos da pandemia.
Junto aos decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Extensão (DEX), o Comitê realizou várias chamadas para apoiar projetos, produtos e ações. Ao todo, cerca de 200 iniciativas foram aprovadas e estão em andamento.
Uma centena de projetos ainda aguardam recursos que viabilizem sua execução. O apoio a eles pode ser feito via fundo de doações, criado em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).
Clique e saiba mais:
4) Conhecimento aplicado junto à sociedade no combate à pandemia
Entre as ações direcionadas à comunidade, destaca-se a campanha UnB Solidária nos hospitais, as cartas solidárias entregues a profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de hospitais públicos do Distrito Federal e a criação de aplicativo para estimular ações solidárias.
Famílias em situação de vulnerabilidade social receberam cestas básicas com alimentos cultivados na Fazenda Água Limpa, iniciativa conjunta entre a UnB e a Universidade do Envelhecer.
Parcerias estratégicas entre UnB e HUB produziram máscaras cirúrgicas, cederam equipamentos e entregaram protetores faciais a hospitais públicos do Distrito Federal.
Clique e saiba mais:
5) Atuação na linha de frente do combate à covid-19
O Hospital Universitário de Brasília conta área exclusiva para atendimento de pacientes com covid-19, com 40 leitos de enfermaria. A unidade de saúde é referência em iniciativas de atendimento humanizado e prontuário afetivo.
Clique e saiba mais: