Informações
Título do produto
COVID-19 e SIM-P: morbimortalidade em crianças e adolescentes no Brasil, 2020-2021
Descrição do produto
Objetivos: descrever a evolução temporal da morbidade e mortalidade por COVID-19 e síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica temporalmente associada à COVID-19, a SIM-P, em crianças e adolescentes brasileiros.
Métodos: Trata-se de estudo descritivo, baseado em dados secundários oficiais. A mortalidade por COVID-19 foi analisada de acordo com os dados do Portal da Transparência do Registro Civil. A morbimortalidade por SIM-P foi verificada a partir de boletins epidemiológicos estaduais e federal.
Resultados: no período de um ano registraram-se 2.346 óbitos por COVID-19 em crianças e adolescente. Do total, 78% são óbitos entre adolescentes, que vem aumentando exponencialmente em 2021, na segunda onda da epidemia. A taxa de mortalidade por COVID-19 nas crianças foi de 1,8 por 100 mil habitantes, enquanto em adolescentes foi três vezes maior (5,6 por 100 mil habitantes). A SIM-P foi notificada em 26 das 27 Unidade da Federação e 77% dos casos incidem em menores de 10 anos.
Conclusões: o aumento da morbimortalidade por COVID-19 em crianças e adolescentes reforça a necessidade de medidas drásticas de contenção da epidemia. A COVID-19 apresenta consequências a curto e longo prazo, podendo comprometer a saúde de crianças e adolescentes, além de interferir no seu desenvolvimento integral, atividade física, socialização adequada, desempenho escolar e, futuramente, na sua inserção plena na sociedade.
Autor(es) do produto
Leonor Maria Pacheco Santos; Erly Catarina Moura; Luciana Gonzaga Oliveira; Fabrício Vieira Cavalcante; Klébya Hellen Dantas Oliveira; Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto
Unidade acadêmica da UnB
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Covid-19 - Crianças - Adolescentes - Morbidades - Mortalidade - Brasil
Público alvo
Data de Produção do produto
abril 16, 2021
Tipo do produto
Mídia e Comunicação
Formato do produto
Idioma
Território ou área de aplicação
Licença o gerenciamento de direitos autorais
Fonte externa
SciELO Preprints