Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Carla Sabrina Xavier Antloga
Matrícula UnB
1043072
Unidade acadêmica da UnB
albuquerque.veruska@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Qualidade de Vida no Trabalho: Boas Práticas Organizacionais para o Trabalho Feminino em Contexto de Home Office no Brasila
Sumário Executivo da Proposta
Esta proposta objetiva realizar diagnóstico quanto à Qualidade de Vida no Trabalho de mulheres trabalhadoras designadas a trabalhar em regime de home office emergencial em função da crise desencadeada pelo Covid-19 e, por meio do diagnóstico, fornecer subsídios para as organizações implementarem boas prática de gestão de home office, especialmente no tocante ao público de mulheres trabalhadoras.. O trabalho feminino é marcado por uma série de especificidades em função da divisão social e sexual do trabalho. Para lidar com tais especificidades, mulheres historicamente desenvolveram estratégias e redes de apoio que parecem ter sido colocadas em xeque no atual contexto de home office emergencial. Por outro lado, as organizações brasileiras, que já carecem de estratégias consolidadas para guiar trabalho em home office se deparam, neste momento, com a necessidade de respostas sobre o que fazer quanto a este tipo de atividade, principalmente no que se refere às mulheres e suas múltiplas demandas.Propõe-se realização de diagnóstico qualitativo on line com trabalhadoras que se identifiquem como tendo entrado em home office emergencial em função da crise. A análise dos dados será realizada por meio do programa Iramuteq. Pretende-se como produtos um guia de boas práticas, três artigos científicos e um vídeo didático com as informações contidas no guia.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Trabalho feminino; home office; práticas organizacionais; qualidade de vida no trabalho
Número de Integrantes da Equipe
6
Nome dos Integrantes da UnB
Carla Sabrina Xavier Antloga; Veruska Albuquerque Pacheco; Polyanna Peres Andrade; Marina Maia do Carmo; Phamella Dourado Kletelinguel Rosa; Ariana Lana Morais Carvalho
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - Psitrafem
Público alvo
Análise do Contexto
Em função da crise desencadeada pelo Covid-19, várias medidas trabalhistas foram adotadas de maneira emergencial. No dia 16 de março de 2020, as centrais sindicais brasileiras publicaram documento com propostas para proteção de trabalhadores e trabalhadoras por conta do Covid-19. Entre as recomendações, encontra-se o estabelecimento de medidas provisórias como o home-office. O que se percebe, globalmente, é que as organizações carecem de fundamentação para atuar em questões voltadas para a gestão desse tipo de trabalho. Por trás dessas questões, é factível imaginar que gestores e gestoras encontrem dificuldades quanto a: a) como desenvolver o desenho do trabalho, já que trabalho em casa não é só a transferência de um modelo desenvolvido nas organizações direto para a sala de estar; b) como lidar com as questões de saúde física e mental, especialmente neste momento, que o adoecimento permeia as relações;
como lidar com os custos físico, cognitivo e afetivo gerado pelo trabalho e pelas pressões subjacentes; c) como lidar com as contradições éticas e com o sofrimento experenciado;
como gerenciar questões relacionadas ao tempo de trabalho e não trabalho e as dimensões invisíveis do fazer dentro da organização (suporte do relacionamento com os colegas) e dentro de casa (tarefas imprevistas que vem com a presença dos filhos, por exemplo); d)
como promover ações preventivas de qualidade de vida no trabalho no contexto de home office. Estas e outras questões mostram-se bastante relevantes no momento atual, e são, portanto, o foco da presente proposta.
Breve Fundamentação Teórica
O trabalho feminino é marcado por uma série de especificidades em função da divisão social e sexual do trabalho, derivada das relações de gênero, raça e classe. Para lidar com tais especificidades, mulheres historicamente desenvolveram estratégias e redes de apoio que parecem ter sido colocadas em xeque no atual contexto de home office emergencial. As organizações brasileiras, que já carecem de estratégias consolidadas para guiar trabalho em home office se deparam, neste momento, com a necessidade de respostas sobre o que fazer quanto a este tipo de atividade, principalmente no que se refere às mulheres e suas múltiplas demandas (e.g. trabalhos produtivo remunerado, doméstico, reprodutivo e do cuidado). A necessidade de trabalhar em/de casa impacta em fatores vinculados à qualidade de vida no trabalho - QVT (condições, organização e relações de trabalho; reconhecimento; equilíbrio trabalho e vida pessoal). Sendo assim, é importante avaliar a QVT no contexto do home office emergencial implementado pela crise do Covid-19.
Objetivos e Metas
Geral: Identificar como trabalhadoras avaliam a Qualidade de Vida no Trabalho no contexto de trabalho de home office emergencial implementado pela crise do Covid-19.
Específicos:
a) Identificar a percepção das trabalhadoras acerca dos cinco fatores estruturadores de QVT: condições, organização e relações socioprofissionais de trabalho; reconhecimento e crescimento profissional e elo trabalho-vida social;
b) Identificar fatores de risco para a saúde mental das trabalhadoras em questão, avaliando relações entre a organização do trabalho e acometimentos psicológicos;
c) Mapear as principais dificuldades, estratégias e sugestões das mulheres trabalhadoras em sistema emergencial de home office.
Metodologia
Este projeto tem natureza empírica, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Busca-se, portanto, o aprofundamento da compreensão da vivência de um grupo social. Com vistas à produção técnica que contribua significativamente para o trabalho feminino, em contexto de home office no Brasil, delimita-se a coleta de dados a organizações brasileiras. O público alvo são mulheres trabalhadoras que foram designadas para trabalhar no sistema home office emergencial durante o contexto de exceção dada a crise do Covid-19. Para coleta de dados, serão realizadas entrevistas individuais e/ou grupos focais online. Os dados serão tratados por meio do software Iramuteq.
Resultados Esperados
A presente proposta almeja apresentar contribuições que podem ser entendidas em três perspectivas: social, acadêmica e organizacional com implicações práticas.
Do ponto de vista social, ressalta-se a importância de propiciar espaço de fala que permita conhecer os desafios, dificuldades, manejo, estratégias que as mulheres desenvolveram para lidar no contexto de home office.
Na perspectiva acadêmica, subsidiará o aprofundamento teórico acerca da qualidade de vida no trabalho em um contexto específico, com especificidades e características próprias e ainda pouco pesquisadas no Brasil.
Como implicações práticas, prevê-se que os dados coletados propiciem subsídios para a construção de política de práticas de gestão de qualidade de vida no trabalho para o home office.
Assim, serão entregas do projeto:
a) Um guia, em formato digital, de boas práticas organizacionais para adoção do home office para trabalhadoras, contendo levantamento de práticas internacionais; de forma complementar, será criado um vídeo didático com as informações do guia.
b) Três artigos científicos a serem submetidos a periódicos da área, com os seguintes recortes:
- Desafios enfrentados pelas mulheres para trabalhar em contexto emergencial de home office;
- Estratégias desenvolvidas para lidar com os desafios enfrentados;
- Práticas organizacionais que dão suporte e que obstacularizam o trabalho das mulheres em home office.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Etapas do projeto:
Reuniões de planejamento: Mês 1
Preparação do instrumento e pré-teste de usabilidade da interface: Mês 1
Divulgação da pesquisa e convite para participação do público-alvo: Mês 1
Coleta de dados: Meses 1 e 2
Tratamento e análise dos resultados: Mês 2
Elaboração do guia: Meses 3 e 4
Elaboração do vídeo informativo: Meses 3 e 4
Elaboração dos artigos científicos: Meses 2, 3 e 4
Elaboração e apresentação do relatório final do projeto: Mês 4
Tempo total de execução previsto
4
Categoria do Projeto
Saúde mental | Teletrabalho, telessaúde e ensino à distância