Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Juliana Onofre de Lira
Matrícula UnB
1093932
Unidade acadêmica da UnB
profajulianaliraunb@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Ações educativas à distância sobre saúde geral no contexto da Covid-19.
Sumário Executivo da Proposta
A ação é planejada desde Março de 2020, através da junção do Projeto de Extensão "Cuidados com a Comunicação, Audição e Alimentação dos Idosos" e da "Liga Acadêmica de Fononcologia", ambos vinculados com a UnB, durante a pandemia da COVID-19. Estão sendo desenvolvidos vídeos, infográficos, fluxogramas, cartilhas, folders e outras imagens destinadas à orientação de aspectos fonoaudiológicos e de saúde em geral no contexto da COVID-19, além de teleconsulta a pacientes e familiares atendidos no Departamento, além de teleconsulta a pacientes e familiares atendidos no departamento de Fonoaudiologia Centro Multidisciplinar do Idoso (CMI), Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e na Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CCP), todos no Hospital Universitário de Brasília.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Fonoaudiologia; COVID-19; Isolamento Social; Quarentena; Projeto de Extensão; Comunidade; Idosos; Câncer; Cabeça e Pescoço; Liga;
Número de Integrantes da Equipe
27
Nome dos Integrantes da UnB
Juliana Onofre de Lira, Cristina Lemos Barbosa Fúria, Leonardo Petrus da Silva Paz, Renata Strobilius Alexandre, Beatriz Vasconcelos Camargo, Débora Cristina Correa de Sousa, Diego Fonseca Oliveira Bispo, Emília Rodrigues Trindade, Fábio Ribeiro da Silva Pimentel, Gabriela Mourthé Félix, Gabrielle Pereira Coelho de Sousa, Geovana Gabrielle de Assis, Iasmim Claudino Doria
Ingrid Fernandes da Rocha, Isabelle Coelho Mota, Isadora de Morais Freire Silva, Jade Arielly Oliveira Lima, Joana de Paiva Ribeiro, Joyce Souza do Espírito Santo, Karen Lorrany Ferreira de Araújo, Larissa Rauely Mendes Batista, Mateus de Jesus Tosta, Milena Gonçalves Cruz Miranda, Natália Mendes Rodrigues , Raquel Leliz de Almeida Maito, Vanessa da Fonseca Juarez, Vitória Roque Barros
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Público alvo
Grupos de Risco | População em Geral | Profissionais da Saúde
Análise do Contexto
Durante o isolamento necessário para o enfrentamento do COVID-19, os pacientes, familiares, cuidadores, alunos e professores de graduação e pós-graduação, alunos de estágio, extensão e pesquisa e profissionais técnicos estarão juntos construindo atividades educativas sobre o COVID-19 e sobre como estimular a comunicação, cognição, mobilidade física e a alimentação durante a ausência das ações presenciais no Hospital Universitário de Brasília.
Breve Fundamentação Teórica
Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como a sexta emergência de saúde pública de interesse internacional (Velavan TP, Meyer CG. The COVID-19 epidemic. Tropical Medicine & International Health. 2020;25(3):278-80. https://doi.org/10.1111/tmi.13383) As consequências da pandemia do novo coronavírus estão causando pressão psicológica e estresse em grande parte da população afetada. As incertezas provocadas pelo covid-19, os riscos de contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar problemas mentais, segundo a OMS. (https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792) Como educadores e multiplicadores de informação segura, o nosso papel é orientar os nossos pacientes e familiares, apoiar e auxiliar os profissionais de saúde na linha de frente nas instituições de saúde e promover atividades para estimular o convívio social, a comunicação e a alimentação segura.
Objetivos e Metas
Divulgar bons hábitos de saúde baseados nas instruções profissionais de várias áreas, recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e outros órgãos. Espera-se que tais orientações possam auxiliar as pessoas em situação de confinamento social a manter atividade comunicativas e sociais à distância, ajustar a rotina adequada em termos de saúde física e mental, evitar ou reduzir agravos relacionados à alimentação e deglutição. Estas ações são realizadas no contexto do isolamento social e depois findo o confinamento no retorno à rotina prévia. Além disso, evidentemente serão elaborados materiais educativos para ajudar na prevenção do contágio pelo COVID-19.
Metodologia
Ações educativas à distância, realizadas por meio de vídeos, infográficos, fluxogramas, cartilhas, folders e outras imagens destinadas à orientação de aspectos fonoaudiológicos e de saúde em geral no contexto da covid-19. Seguimento fonoaudiológico por teleconsulta dos pacientes e seus familiares atendidos pela Fonoaudiologia do Centro Multidisciplinar do Idoso e UNACON e na cirurgia de cabeça e pescoço, todos no Hospital Universitário de Brasília.
Resultados Esperados
Ações educativas à distância, realizadas por meio de vídeos, infográficos, fluxogramas, cartilhas, folders e outras imagens destinadas à orientação de aspectos fonoaudiológicos e de saúde em geral no contexto da covid-19. Seguimento fonoaudiológico por teleconsulta dos pacientes e seus familiares atendidos pela Fonoaudiologia do Centro Multidisciplinar do Idoso e UNACON e na cirurgia de cabeça e pescoço, todos no Hospital Universitário de Brasília.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Cronograma da Execução
Durante os meses de Abril a novembro de 2020.
Tempo total de execução previsto
8
Categoria do Projeto
Ações para categorias vulneráveis | Comunicação, informação e educação | Itens Novos