Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Silviane Bonaccorsi Barbato
Matrícula UnB
146021
Unidade acadêmica da UnB
barbato@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Mudanças em crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais - A continuidade da educação e do trabalho
Sumário Executivo da Proposta
Este projeto se interessa pelo estudo do enfrentamento pessoal na continuidade de atividades de formação e atuação profissional em situações de desastres, e também durante e após o período de isolamento social. Trata-se de pesquisa qualitativa longitudinal com múltiplos estudos de casos e participação em fóruns de discussão no moodle e na internet no período durante e após o isolamento social com 3 anos de duração, e mais um ano para complementação da produção. Os desafios globais, como desastres naturais e pandemias, têm colocado em risco a sobrevivência e nos levam a refletir sobre saúde mental, mudanças de crenças e valores em eventos emergenciais, relacionando-se com a continuidade dos serviços de educação, formação e trabalho. Eventos emergenciais requerem ações e esforços coordenados por grupos de trabalho e metodologias diferenciadas alinhadas aos suportes digitais são necessárias aos processos educacionais, atendendo a novas gerações de estudantes nas escolas e universidades, tornando-as móveis. O objetivo deste projeto é analisar as inter-relações da produção de si. a continuidade da educação e do trabalho com a convivência familiar intensificada ou não, durante e após o isolamento social devido à pandemia COVID-19.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
desenvolvimento humano; crenças e valores; eventos emergenciais; continuidade da Educação; trabalho
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Asdrubal Borges Formiga Sobrinho; Rossana Mary Fujarra Beraldo; Danilo Prata; Iolete da Silva Ribeiro
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Psicologia no Espaço Público e suas Interdisciplinaridades - Ágora Psyché/http://www.pgpds.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=676
Público alvo
Análise do Contexto
Em eventos emergenciais há diferentes práticas culturais, as ferramentas e signos mediadores produzidos atualizam-se gerando respostas ao enfrentamento e nas atuações reflexivas, ou agências, das pessoas e grupos impactados. Há mudanças nas trajetórias pessoais e coletivas com transformação de crenças e valores, dos significados que formam posicionamentos pessoais e coletivos, criando novos, modificando os existentes e extinguindo posicionamentos anteriores. Conhecê-los e analisá-los possibilita a geração de estratégias habilitadoras de reflexão, crítica e atuação no enfrentamento de situações similares e novas, por meio da disponibilização de informações relevantes ao público profissional e em geral, para a mediação de ações de prevenção e de adesão a diferentes iniciativas necessárias relacionadas à saúde física e mental, como, por exemplo, a continuidade de serviços educacionais e laborais orientadas também para a produção de regulação crítica e criativa mediada pessoal e comunitária gerando novas atuações reflexivas nos diferentes contextos de enfrentamento e produção.
Em situação de isolamento social, há, por exemplo, medo pela própria vida e pela vida das pessoas próximas. Na medida em que o isolamento avança em tempo, os momentos de crise e transição se modificam em direções ainda não estudadas, que podem variar de pessoa a pessoa, de família a família, de comunidade a comunidade. No âmbito das atuações cidadãs, há o desemprego, medo de corte de salários, invenção de práticas que incrementam ou modificam práticas existentes como a de trabalho remoto, considerando-se que as famílias estão convivendo em espaços restritos ou pessoas habituadas a viverem sozinhas, passem a não poder mais estar em contato físico ou em espaços amplos e alternativos de convivência social. Observa-se a individualidade com múltiplas demandas de práticas sociais mais coletivas e colaborativas, na resolução de problemas complexos e imprevisíveis, assim como na antecipação de cenários, o que requer a junção de diferentes tipos de conhecimentos, competências e áreas do saber, conhecimento sobre a criatividade e exercício da mesma para que inovações sejam geradas.
Breve Fundamentação Teórica
O estudo do desenvolvimento humano com enfoque nas interpretações de si, do outro e do mundo e das crenças e valores nas interações, no inbetween, em eventos públicos de transição ilumina trajetórias oportunizando o exame de estratégias de intervenção para atuação pessoal e cidadã e as mudanças que ocorrem, durante e após o evento nas dinâmicas individuo-coletivo. Em situações emergenciais, novos obstáculos se impõem, e os espaços de reflexão-atuação, incluindo os de estudo, trabalho, em casa, na cidade, são modificados e tornam-se inespecífico, promovendo mais experiências fronteiriças e de marginalização nos cronotopos que se formam. A crise na instauração do novo e o embate com o conhecido promovem a reflexividade com novas formas de atuação, e os fazeres educacionais elaborais se tornam mais complexos e sensíveis a possibilidades comunicativas diferenciadas, em novas convencionalizações.
Objetivos e Metas
O objetivo deste projeto é analisar as inter-relações da produção de si. a continuidade da educação e do trabalho com a convivência familiar intensificada ou não, durante e após o isolamento social devido à pandemia COVID-19.
Metas
Contribuir para a inovação científica e tecnológica por meio de avanço na compreensão teórico-metodológica das inter-relações da produção de si com a continuidade da educação e do trabalho mediados por novas tecnologias em eventos de impactos.
Produzir conhecimento para as políticas públicas em saúde e educação.
Contribuir para políticas públicas de formação profissional, incluindo reflexões sobre a escola e a educação em situação de desastres e a importância ainda maior da criatividade em contextos de crise que tanto podem inibi-la, quanto incentivá-la.
Elaborar textos informativos aos cidadãos e profissionais especializados.
Elaborar propostas metodológicas relacionadas à comunicação, à criatividade e à cidadania, integrantes de estudos cujos resultados deverão ser compartilhadas com profissionais especializados, em princípio, nos ramos da saúde e da educação, com sugestões para suas atuações.
Divulgar o conhecimento produzido por meio de artigos e capítulos em inglês e/ou português, em revistas internacionais e no país.
Metodologia
Propomos metodologia qualitativa longitudinal com múltiplos estudos de caso, durante e após período de isolamento social, com: resolução de problemas em web-fóruns; entrevistas de trajetória educacional e profissional, episódicas e mediadas por objetos; semanários, em que professores e estudantes contem sua experiência. 20 professores e estudantes de graduação e pós-graduação, elaborarão o semanário em áudios ou escrita a partir de roteiro de perguntas abertas. 200 estudantes participarão de fóruns polêmicos em resolução de problemas no moodle e internet. Os dados serão submetidos à análise temática dialógica, análise da conversação adaptada à Psicologia; microanálise da pragmática do discurso e análise microgenética.
Resultados Esperados
Avanços na compreensão das inter-relações entre as interpretações de si e o uso de ferramentas mediacionais nos processos de aprender e ensinar, em diferentes momentos históricos, assim como no cotidiano atual e com chances de abordar impactos futuros é um desafio à construção de novas relações entre teoria e prática sobre o ser humano e suas tomadas de decisão com produção de novas possibilidades de promover o bom fazer, a vida boa vida e o fazer prático (eudaimonia, phronesis), especificamente neste momento de pandemia COVID-19 e em suas repercussões nos próximos anos.
Produção de conhecimento sobre os processos de continuidade do estudo e do trabalho em períodos emergenciais.
Produção de conhecimento para as políticas públicas.
Produção e divulgação de informações para os cidadãos por meio da internet, em diferentes redes e canais.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Haverá 3 tipos de estudo, realizados em 5 etapas:
Estudo 1: até 5 turmas sobre participação nos fóruns em diferentes momentos, durante e após o confinamento.
Estudo 2: até 8 professores e até 200 estudantes que participarão dos semanários e diários de bordo, durante e após o confinamento.
Estudo 3: recorte longitudinal com duração de 2 anos, período de vigência deste projeto, envolvendo professores e estudantes voluntários participantes do estudo 2.
Ano 1: de mês 1 a 9
Estudo 1: de mês 1 a 6
- Desenvolvimento dos fóruns de discussão com duas semanas de duração cada.
- Explicação aos participantes sobre fórum alternativo para fins de pesquisa sobre construção de conhecimento e identidade profissional; construção de reflexões em fóruns sobre o uso de novas tecnologias e a construção de conhecimento e de identidade profissional.
- Inserção de janela com termo de consentimento livre e esclarecido antes da entrada para participação no fórum.
Estudos 2 e 3:
Convite à participação de estudos de caso: mês 1
Semanários e diários de bordo em estudos de casos meses abril a setembro de 2020.
Haverá coleta semanal de semanários (falados ou escritos) e diários de bordo (escritos)
Análise: de mês 6 a 9.
O tema de estudo, com a configuração proposta, leva-nos a optar por um número de participantes baixo, visto a necessidade de cercamos as informações empíricas por diferentes ferramentas de análise, para a descrição e definição do contexto de significação organizada em três níveis principais, prevendo níveis de análise vertical, tanto em relação aos fóruns de discussão, quanto aos diários de bordo e semanários produzidos: (a) análise das narrativas dos estudantes, relacionadas à experiência comum; (b) análise dialógica temática para elaboração de mapas semânticos de posicionamentos-EU; (c) análise de discurso pragmática para verificarmos as dinâmicas polifônicas entre indivíduo-coletivo, em que deve ser desenvolvidos novos níveis de análise. Após a análise desses níveis iniciais, aplicar-se-á (d) a análise microgenética, a fim de voltarmos aos elementos de impacto fornecidos por redundância, disponibilidade, ritmo, rima e ênfase de sentido ou forma, para efetuarmos a análise de posicionamentos e verificarmos, a partir desta, as relações entre processos de convencionalização em narrativas e nas sequências de postagens em fóruns de discussão coletiva, atividades individuais na construção da identidade profissional e narrativas de história de vida e episódicas.(e) Em relação aos fóruns de discussão, será utilizado também o software UCINET para análise das interações.
Escrita de artigos de mês 1 a 12
Etapa 2:
Estudo 1: fóruns: mês 10 a 12 – esta etapa segue os mesmos procedimentos que as anteriores.
Observação: havendo perdas de estudos de caso longitudinais da etapa 1 para a etapa 2, , haverá convite para novos participantes.
Os estudos longitudinais relacionados ao semanário e diário de bordo passarão a ser relatos mensais.
Ano II
Estudos 2 e 3: de mês 12 a 18 esta etapa segue os mesmos procedimentos que as anteriores.
Observação: havendo perdas de estudos de caso longitudinais da etapa 1 para etapa 2, haverá convite para novos participantes, que passarão a fazer relatos mensais.
Análise dos 3 estudos: de mês 15 a 21. A análise seguirá os mesmos procedimentos.
Observação: se não houver perdas de participantes no estudo longitudinal, serão acrescidas de análise de transições e mudanças da primeira para a segunda etapa, a partir de quadro comparativo.
Escrita de textos: de mês 16 a 21.
Ano III
Etapa 3:
Estudo 1: Coleta em fóruns realizados de mês 22 e 28: esta etapa segue os mesmos procedimentos que as anteriores.
Estudos 2 e 3: de mês 34 a 33 esta etapa segue os mesmos procedimentos que as anteriores.
Observação: havendo perdas da etapa 2 para etapa 3, de estudos de caso longitudinais, haverá convite para novos participantes.
Escrita do artigo etapa 2: de mês 24 a 33
Análise dos 3 estudos: de mês 27 a 33.
A análise seguirá os mesmos procedimentos da etapa 1.
Observação: se não houver perdas de participantes no estudo longitudinal, serão acrescidas análise de transições e mudanças da segunda para a terceira etapa, a partir de quadro comparativo. A análise de transições será feita de uma etapa a outra da etapa 1 a etapa 3.
Etapa 4:
Estudo 1: Coleta em fóruns de janeiro a julho de 2023 (meses 34 e 40): esta etapa segue os mesmos procedimentos que as anteriores.
Observação: havendo perdas de estudos de caso longitudinais da etapa 3 para a etapa 4, haverá convite para novos participantes.
Estudos 2 e 3: de março a maio de 2023 (meses 36 a 38) esta etapa segue os mesmos procedimentos que as anteriores.
Observação: havendo perdas de estudos de caso longitudinais da etapa 3 para etapa 4, haverá convite para novos participantes.
Ano IV
Escrita do artigo referente à etapa (meses 36 a 45)
Análise dos 3 estudos: de junho a dezembro de 2023 (meses 39 a 45). A análise seguirá os mesmos procedimentos da etapa 1.
Observação: se não houver perdas de participantes no estudo longitudinal, serão acrescidas análise de transições e mudanças da segunda para a terceira etapa, a partir de quadro comparativo. A análise de transições será feita entre cada etapa, da 1ª à 4ª.
Tempo total de execução previsto
45