Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Eliete Neves da Silva Guerra
Matrícula UnB
993174
Unidade acadêmica da UnB
elieteneves@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Valor diagnóstico dos testes salivares para COVID-19: uma revisão sistemática com meta-análise
Sumário Executivo da Proposta
A nova doença por coronavírus 2019 (COVID-19), considerada uma pandemia mundial, apresenta ameaça importante e urgente à saúde global. Atualmente não dispomos de tratamento para COVID-19 e não se tem perspectiva de desenvolvimento de vacina a curto prazo. Portanto, o controle da doença se baseia no isolamento de caso, rastreamento de contatos, quarentena, distanciamento social e medidas de higiene. Nesse contexto, o uso de ferramentas diagnósticas e de monitoramento com boa acurácia, que permitam ser usadas em estratégias a larga escala, são de extrema importância. Nesse contexto, a caracterização dos biomarcadores específicos na saliva referente ao novo coronavírus pode fornecer informações valiosas sobre o diagnóstico e o monitoramento dos pacientes com COVID-19, bem como explicar os mecanismos moleculares da progressão da doença, resposta imune do paciente e resistência ao tratamento. Além disso, o diagnóstico pelo método salivar parece ser um recurso de fácil acesso e baixo custo, o qual possui potencial de contaminação reduzido, evitando exposição excessiva dos profissionais à frente dos serviços de saúde (To et al. 2020). Portanto, este projeto de revisão sistemática e avaliação crítica visa relatar modelos de previsão que usaram o teste salivares para a confirmação do diagnóstico da doença em pacientes com suspeita de infecção e para previsão do prognóstico de pacientes com COVID-19, analisando o potencial de uso de testes salivares para detecção da doença , assim como detecção de anticorpos para verificar e monitorar o quadro clínico da infecção. Objetivo Principal: Responder à pergunta focada “Qual a capacidade diagnóstica dos testes salivares na detecção e monitoramento dos pacientes com COVID-19?”
Tipo da Proposta
Palavras-chave
COVID-19, SARS-CoV-2, Testes Salivares, Saúde Baseada em Evidência
Número de Integrantes da Equipe
8
Nome dos Integrantes da UnB
Eliete Neves da Silva Guerra; Juliana Amorim dos Santos; Daniele Xavier Assad; Graziela De Luca Canto; Hélène Chardin; Ricardo Della Coletta; Bergmman Ribeiro; Ana Carolina Acevedo
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Carcinogênese de cabeça e pescoço/ http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40103
Público alvo
Análise do Contexto
O presente projeto refere-se a um estudo multidisciplinar e multicêntrico inserido em rede de pesquisa sobre “Uso de biomarcadores salivares para o diagnóstico de doenças crônicas”. Tem por objetivo principal “Identificar potenciais biomarcadores salivares que podem ser usados como diagnóstico e monitoramento da doença por coronavírus (COVID-19)”. O projeto envolve pesquisadores das áreas de Medicina, Odontologia e Biologia, vinculados a diferentes Programas de Pós-Graduação no Brasil. A investigação em busca de novos biomarcadores para a COVID-19 poderá contribuir com o diagnóstico, monitoramento, bem como com o melhor entendimento da fisiopatologia dessa doença. Os produtos resultantes desse estudo poderão contribuir para o conhecimento da medicina baseada em evidência, focando em novas estratégias de diagnóstico ou no acompanhamento dos pacientes após terapia. Destaca-se ainda que o projeto resultará no avanço do conhecimento, com formação de recursos humanos que poderá significar um salto qualitativo na assistência médica dos portadores da síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2). O projeto atende às demandas do SUS com implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira. No que se refere a assistência à saúde, uma das pautas mais importante é o de garantir o acesso ao diagnóstico e ao monitoramento. Nesse sentido, a avaliação da acurácia dos novos testes diagnósticos criará um grande impacto no desenvolvimento científico e tecnológico do país. O desenvolvimento de um novo método envolve também uma preocupação com testes mais sensíveis e com evidência científica, que é uma recente e interessante abordagem na conduta médica e nas indústrias de saúde.
A expectativa é de que os resultados gerem a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação, com vistas especialmente à produção e o desenvolvimento de tecnologia baseada em evidência para o diagnóstico da COVID-19, considerando também a importância de medidas de fácil acesso e baixo custo. Ainda: 1. Expansão e consolidação da “Rede de Pesquisa para o Uso de biomarcadores salivares para o diagnóstico de doenças crônicas”. Os recursos serão fundamentais para a redução das assimetrias inter e intrarregionais com o fortalecimento dos grupos de pesquisa. 2. Integração e cooperação entre os Programas de Pós-Graduação consolidados e emergentes na Região Centro-Oeste em parceria nacionais com a UNICAMP, UFSC, U e internacionais com a Université Paris Descartes Sorbonne, Paris Cité, França, possibilitando o intercâmbio e mobilidade nacional e internacional de pesquisadores e pós-graduandos, nas linhas de Diagnóstico para a COVID-19. Além do aumento das parcerias pública/privada - Universidade Federal e indústria tanto no ensino quanto na pesquisa. 3. Os resultados obtidos trarão grande impacto nas políticas de ciência e tecnologia, contribuindo para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Breve Fundamentação Teórica
Atualmente não dispomos de tratamento para COVID-19 e não se tem perspectiva de desenvolvimento de vacina a curto prazo. Nesse contexto, o uso de ferramentas diagnósticas e de monitoramento com boa acurácia, que permitam ser usadas em estratégias a larga escala, são de extrema importância. A saliva humana é um dos biofluídos mais versáteis, complexos e importantes, amplamente aceito como promissor no diagnóstico clínico. Nos últimos anos, o uso biomarcadores salivares para diagnosticar doenças como câncer e doenças metabólicas tem sido amplamente estudado. Estudos demonstram que cerca de 90% das amostras de saliva apresentam carga de vírus respiratórios, incluído os do tipo coronavírus, semelhantes às amostras nasofaríngeas. Em relação novo coronavírus, a literatura vem sugerindo a saliva como um método potencial para o diagnóstico da doença. Nesse contexto, a caracterização dos tests específicos na saliva referente ao coronavírus pode fornecer informações valiosas sobre o diagnóstico e o monitoramento dos pacientes com COVID-19.
Objetivos e Metas
- Objetivo geral: Responder à pergunta “Qual a capacidade diagnóstica dos testes salivares na detecção e monitoramento dos pacientes com COVID-19?”
- Objetivos específicos: 1- Avaliar os dados de acurácia diagnóstica: sensibilidade, especificidade, valor preditivo negativo e valor preditivo positivo do teste índice (testes salivares) em pacientes com COVID-19 em comparação com controles normais; 2- Definir a frequência e os tipos de biomarcadores salivares em pacientes com COVID-19; 3-Detectar o aumento ou diminuição da expressão dos biomarcadores salivares, antes e após o tratamento dos pacientes com COVID-19; 4- Verificar se os testes utilizados são capazes de monitorar a produção de anticorpos na saliva de pacientes que tiveram COVID-19.
Metodologia
Desenho do estudo: Uma revisão sistemática de estudos em humanos será realizada para avaliar o valor diagnóstico dos testes salivares no diagnóstico e/ou monitoramento pós-terapia da COVID-19.
Critérios de inclusão: O acrônimo PIRDS será utilizado, no qual: P) População: pessoas com suspeita de COVID-19; I) Teste Índice: Biomarcadores Salivares; R) Teste de Referência: PCR em tempo real (RT-PCR) para detectar o ácido nucleico do coronavírus no escarro, esfregaços na garganta e secreções das amostras do trato respiratório inferior; D) Diagnóstico de interesse/medidas de desfecho: sensibilidade, especificidade; e S) Tipos de Estudos: Clínicos e observacionais.
Resultados Esperados
Ao final do trabalho, espera-se confirmar a capacidade diagnóstica de biomarcadores salivares. Tal confirmação será justificada por uma considerável expressão de proteínas e/ou partículas virais assim como anticorpos (IgM e IgGs) nas amostras estudadas. Após a execução do projeto aqui proposto, espera-se fortalecer a formação de recursos humanos em escala nacional e internacional, desenvolvendo habilidades e gerando novas informações a respeito das possibilidades diagnósticas para a COVID-19. A expectativa é de que os resultados gerem a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação, com vistas especialmente à produção e o desenvolvimento de tecnologia baseada em evidência para o diagnóstico da COVID-19, considerando também a importância de medidas de fácil acesso e baixo custo possibilitando aplicabilidade no Sistema Único de Saúde. Ainda:
1. Expansão e consolidação da “Rede de Pesquisa para o Uso de biomarcadores salivares para o diagnóstico de doenças crônicas”. Os recursos serão fundamentais para a redução das assimetrias inter e intrarregionais com o fortalecimento dos grupos de pesquisa. 2. Integração e cooperação entre os Programas de Pós-Graduação consolidados e emergentes na Região Centro-Oeste em parceria nacionais com a UNICAMP, UFSC, U e internacionais com a Université Paris Descartes Sorbonne, Paris Cité, França, possibilitando o intercâmbio e mobilidade nacional e internacional de pesquisadores e pós-graduandos, nas linhas de Diagnóstico para a COVID-19. Além do aumento das parcerias pública/privada - Universidade Federal e indústria tanto no ensino quanto na pesquisa. 3. Os resultados obtidos trarão grande impacto nas políticas de ciência e tecnologia, contribuindo para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
ETAPAS MESES (4 meses)
MÊS 1- Busca nas bases de dados. 2- Leitura de resumos (fase 1).
MÊS 2- Fase 2 e elaboração do Apêndice 1 (Busca). Elaboração Diagrama. Elaboração da Tabela de sumário das características dos estudos incluídos. Elaboração do Apêndice de artigos excluídos.
MÊS 3- Análise da qualidade dos estudos incluídos e Meta-análise para construção da curva ROC e dos gráficos de floresta
MÊS 4- Escrita do artigo, revisão por todos os autores, preparo de todos os documentos para envio do artigo e submissão.
Tempo total de execução previsto
4