Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Ana Candida Franceschini de Avelar Fernandes
Matrícula UnB
1076612
Unidade acadêmica da UnB
anacandidaavelar@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735935Z8
Título da Proposta
Título: Casa Niemeyer Digital - ações educativas
Sumário Executivo da Proposta
Por meio de ações de pesquisa, educação e difusão da exposição “Triangular: arte deste século” apresentadas digitalmente este projeto visa dar prosseguimento às atividades que deveriam ser desenvolvidas presencialmente na Casa Niemeyer. Diante do quadro de isolamento provocado pela atual pandemia, a Casa Niemeyer deve atuar online, trazendo ao seu público conteúdo de qualidade sobre arte contemporânea.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
exposição, difusão, educação, arte
Número de Integrantes da Equipe
9
Nome dos Integrantes da UnB
Ana Candida Franceschini de Avelar Fernandes, Ludmylla Kristhina Barbosa de Oliveira, Lucas Gomes de Carvalho, Matheus Melo de Miranda, Renata Silva Reis, Samara Correia da Cunha, Victor Zaiden, Gisele Lima, Douglas Ferreira da Silva
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
Este projeto propõe-se como conjunto de ações necessárias diante do fechamento das instituições educacionais e culturais devido à pandemia de COVID 19 enfrentada pelo mundo. Como espaço de educação e arte associado à Diretoria de Difusão Cultural, a Casa Niemeyer, em sintonia com museus de todo o mundo, desenvolverá atividades educativas associadas a sua atual exposição “Triangular: arte deste século”.
Breve Fundamentação Teórica
As atividades serão desenvolvidas com base em estudos sobre museus nas redes sociais, arte contemporânea e arte-educação. Nesse sentido, o próprio título da mostra “Triangular: arte deste século” homenageia a abordagem triangular proposta por Ana Mae Barbosa, pesquisadora pioneira da arte-educação no Brasil, ex-professora da UnB e professora aposentada da Universidade de São Paulo. Os elementos que constituem a abordagem triangular – contextualização histórica; fazer artístico e Apreciação artística (saber ler uma obra de arte) – são ponto de partida para as ações propostas pelo projeto. As questões que concernem a atualidade dos museus nas redes sociais e aspectos amplos da arte contemporânea serão trabalhados a partir de pesquisas recentes desenvolvidas particularmente sobre esse primeiro tema recente, além de estudos canônicos de autores brasileiros e estrangeiros sobre arte contemporânea, conforme a atividade desenvolvida.
Objetivos e Metas
Serão desenvolvidas as seguintes ações educativas por meio digital, objetivando produzir conhecimento sobre arte contemporânea a partir da nova coleção de arte da UnB, divulgar esse conhecimento e difundir a atuação da Casa Niemeyer entre o público mais amplo:
#OcupaçãoTriangular: um/ a artista é convidado/a para ocupar o Instagram da Casa Niemeyer por 24 horas
O que é? – série de entrevistas com artistas, educadores, curadores, estudantes, etc que respondem a uma pergunta sobre artes visuais
Arte e – série de textos curtos sobre temas atuais que se associam às artes visuais
Minha obra – série de áudios e vídeos com artistas que discutem sobre suas obras presentes na mostra
Triangular Educativa - série de atividades práticas, com foco no público infantil, para compreensão de obras presentes na mostra
Qual a sua curiosidade! - seguidores das redes sociais da Casa Niemeyer enviam perguntas para a equipe por meio do Facebook e Instagram, que as encaminha para os artistas da mostra responderem
Além disso, devemos criar um verbete na Casa Niemeyer na Wikipédia;
realizar um estudo para compreender nosso atual público nas redes sociais e estabelecer atividades que divulguem a coleção.
Metodologia
O projeto desenvolverá ações e atividades no âmbito da arte-educação que apoiarão, primeiramente, a exposição em cartaz hoje na Casa Niemeyer. Dado o fechamento da Casa ao público durante o período de isolamento social, as atividades planejadas para ocorrerem ao longo da permanência da mostra devem ser desenvolvidas e/ou adaptadas para a realidade virtual. Nesse sentido, as ações já descritas serão realizadas diariamente assim atualizando as redes sociais da Casa. A equipe pesquisa as obras, envia perguntas para os artistas, redige pequenos textos sobre as obras, e propões atividades para crianças. Todas as ações têm como ponto de partida a atual mostra que constitui a nova coleção de arte contemporânea da Casa da Cultura da América Latina - Cal/UnB. Após a finalização desta mostra (ainda sem previsão por conta da epidemia), a equipe deve seguir realizando as atividades da mesma maneira para a mostra seguinte. São realizadas duas reuniões semanais para avaliação e planejamento das atividades.
Resultados Esperados
Ao propor o projeto Casa Niemeyer Digital – ações educativas busca-se a difusão da pesquisa sobre artes visuais e humanidades desenvolvida na UnB. Para além disso, o projeto apresenta ainda caráter formador para a equipe de estudantes envolvida, sendo que traz a eles/elas uma experiência real de produção de conteúdo e difusão de um museu universitário. As atividades promovidas nas redes sociais da Casa visam ampliar seu público, oferecendo conteúdo de qualidade sobre arte contemporânea e brasileira para além dos espaços físicos da UnB. Nesse sentido, busca-se o intercâmbio digital com instituições similares, ampliando assim o alcance das exposições e ações da Casa Niemeyer. Vale salientar que vários professores do Instituto de Artes estão na mostra e são convidados a participar das ações.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
7 meses: entre junho e julho: testagem e lançamento das atividades previstas; abertura digital com novas obras da coleção em 13 de julho; agosto e setembro: criação e desenvolvimento de novas atividades de arte-educação; outubro e novembro: desenvolvimento das novas atividades; dezembro: lançamento de novas atividades.
Tempo total de execução previsto
7