Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Tel Amiel
Matrícula UnB
1109171
Unidade acadêmica da UnB
amiel@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Implementação nuvem computacional livre, federada e escalável de serviços de comunicação e produtividade para instituições de pesquisa
Sumário Executivo da Proposta
A crescente consolidação do mercado de tecnologias digitais está baseado na produção, distribuição e comercialização dos dados dos usuários que interagem com seus sistemas. Este processo de coleta contínuo, massivo e ininterrupto das nossas interações com as tecnologias e sistemas digitais é denominado de dataficação. Com as tecnologias educacionais não é diferente: grande parte das plataformas que utilizamos para produzir, armazenar e compartilhar conteúdos pedagógicos, articular nossas pesquisas e produções e comunicar com nossos colegas, costumam ocorrer em sistemas privados de empresas estrangeiras. Nosso projeto Educação Vigiada (educacaovigiada.org.br) tem mapeado e disponibilizado dados atualizados acerca deste fenômeno. Deste modo, grande parte das empresas que se consolidaram no mercado de tecnologias educacionais para o ensino básico e superior estão associadas ao chamado 'capitalismo de vigilância' que, em troca de serviços 'gratuitos', coletam uma grande quantidade de dados e metadados das interações de usuários. No Brasil, o adiamento da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados faz com que a limitação sobre a coleta e tratamento de dados fique ainda mais obscura. Ademais, o atual cenário de isolamento social desencadeado pela crise de COVID-19 aumentou muito a demanda por soluções online para o ensino à distância e para a comunicação, o que fez com que as instituições educacionais se tornassem reféns das empresas que lucram sobre os dados, que hoje controlam o mercado de tecnologias educacionais. Nesse projeto, temos como objetivo desenvolver uma protótipo funcional de uma suíte de comunicação e produtividade ofertada como serviço para instituições educacionais, baseada em aplicativos livres e sobre uma infraestrutura de nuvem computacional segura, compartilhada entre instituições de ensino públicas, que possam ser escalados para utilização por outras instituições e grupos de forma federada, com o objetivo de garantir o controle de acesso a privacidade de seus dados, assim como sua autonomia tecnológica.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
plataformas de comunicação, produtividade, nuvem computacional, comunidades de aprendizagem, privacidade
Número de Integrantes da Equipe
9
Nome dos Integrantes da UnB
Tel Amiel, Diego Dorgam, Carla Rocha, Filipe Saraiva, Leonardo Cruz (UFPA), Priscila Gonsales (Instituto Educadigital), Nelson De Luca Pretto (UFBA), Vinicius Ramos (UFSC), Leonardo Nascimento (UFBA)
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Catédra UNESCO em EaD/educacaoaberta.org/, LAPPIS/http://fga.unb.br/profile/lappis
Público alvo
Análise do Contexto
Quase tudo o que fazemos hoje é mediado por algum dispositivo computacional. É difícil realizar qualquer tarefa sem que dados criados por nós, ou dados que resultam de nossas ações, circulem por computadores de terceiros. Cada vez mais, atividades vistas como essenciais em nossa sociedade, como o acesso à informação, à cidadania e a serviços educacionais, são realizadas em ambientes gratuitos, oferecidos por grandes empresas na forma de espaços para colaboração, produção e compartilhamento de conteúdos.
Contudo, embora cada vez mais essenciais, a falta de investimento nas universidades públicas reflete diretamente na manutenção dos serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação das instituições. O resultado é a impossibilidade de gerenciamento desses serviços, como servidores de e-mail ou suporte aos serviços educacionais. Como solução, as instituições públicas de ensino do Brasil têm realizado acordos com grandes empresas do capitalismo digital, e particularmente com Google e a Microsoft no mercado educacional, que oferecem de forma 'gratuita' software de produtividade e suítes de aplicativos educacionais. Entretanto, essa solução econômica coloca em risco a segurança informacional das instituições de ensino e pesquisa ao centralizar e alocar os dados das comunicações acadêmicas e científicas em servidores externos, sem controle da instituição e sobre controle de uma empresa de dados. Também estão fora do domínio das instituições os metadados gerados na utilização dos serviços informacionais, que são valiosos tanto para o gerenciamento e implementação dos serviços quanto para a construção de políticas públicas. Por fim, a redução da área de Tecnologias de Informação das universidades e a terceirização desses serviços para empresas hegemônicas do setor reflete negativamente na formação dos quadros, do conhecimento, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da instituição e afeta negativamente a empregabilidade dos egressos. Ao aumentar exponencialmente a demanda por serviços educacionais online, a crise de COVID-19 precipitou a adesão de instituições educacionais a estas empresas, tornando os dados e metadados produzidos por discentes e docentes disponíveis e sem custo para serem explorados por estas empresas e seu modelo de negócios. A percepção de que alternativas ou soluções são inviáveis (por custo, manutenção, ou outras justificativas) muitas vezes levam a uma adesão acrítica a esse serviços.
Do exposto, é premente a disponibilidade de uma solução para comunicação e produtividade para as Universidades Públicas que possa ser instalada, mantida e gerenciada pelas próprias instituições de ensino, salvaguardando seus dados e as informações produzidas na comunicação e no próprio trabalho desenvolvido entre e por seus membros - professores, técnicos e estudantes. Destarte, esse projeto propõe analisar a viabilidade de implementação de uma solução alternativa à do capitalismo de vigilância em instituições de ensino e pesquisa. Para tal, objetiva a criação de um servidor federado capaz de oferecer softwares e aplicativos desenvolvidos como software livre – que podem ser estudados e auditados em relação à privacidade – e que será desenvolvido e gerenciado por professores, estudantes e técnicos da instituição. Como resultado, esperamos desenvolver um conjunto técnico replicável às demais instituições públicas de ensino e pesquisa do país.
Breve Fundamentação Teórica
Utilizamos o conceito de Capitalismo de Vigilância, de Shoshana Zuboff, como um novo mercado digital que se valoriza com a predição e o controle do comportamentos dos usuários de seus serviços através da coleta e tratamento de dados pessoais e metadados. Nos associamos também ao campo da teoria crítica e democrática da tecnologia (Feenberg, Hickman, de Certeau) na medida em que buscamos valorizar o protagonismo de atores locais na definição dos caminhos do desenvolvimento tecnológico, baseado em contexto específicos e processos decisórios coletivos. Ademais, nos baseamos em estudos prévios realizados por nós (com estudos de caso sobre a USP e Unicamp, e o projeto Educação Vigiada que mapeou a utilização de plataformas do capitalismo de vigilância por universidades federais, estaduais, institutos federais e secretarias de educação de todo o país), acerca da crescente presença dessas empresas nas instituições e redes de ensino brasileiras.
Objetivos e Metas
Construir, implementar e documentar uma solução e protótipo em software livre em torno do ecossistema Nextcloud Hub (comunicação e produtividade) aliado a outras tecnologias de comunicação livres para grupos de pesquisa. Implementar um projeto piloto em quatro universidades (UnB, UFPA, UFBA, UFSC) sendo utilizada por diversos usuários de cinco grupos de pesquisa, e conduzir a avaliação técnica de sua implementação bem como a usabilidade das soluções com vistas à escalabilidade.
Metodologia
O projeto será desenvolvido através de metodologia participativa. A nuvem será estruturada em Docker, com orquestramento em Kubernetes e gerenciamento em Rancher2. O storage distribuído será em Ceph, que junto com Rook possibilita block storage replicado nas unidades de armazenamento distribuídas. Essa arquitetura oferece por padrão a opção de utilizar balanceamento de carga entre serviços utilizando os serviços nginx ou traefik, além de garantir a criptografia da comunicação.
Utilizaremos git, o que permite que outras comunidades, instituições, ou até mesmo alunos possam contribuir com o enriquecimento do catálogo. Essa estrutura também permite o gerenciamento compartilhado de cotas de recursos computacionais.
Resultados Esperados
A construção de uma suíte funcional de produtividade e comunicação, utilizando software livre, compartilhada, entre quatro instituições, que possa ser escalada com a entrada de novos parceiros de forma federada (compartilhamento de recursos). Gerar uma comunidade de apoiadores em torno do projeto que possam colaborar na programação, implementação, documentação e testes. Um guia de instalação com tutorial e vídeos explicativos. Um relatório final de pesquisa detalhando os desafios técnicos e avaliações de uso do sistema.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Mês 1: Levantamento de requisitos, demandas e adequação da proposta ao cenário definido, análise de projetos similares existentes (já identificados)
Mês 2-3: desenvolvimento de MVP (minimum viable product) em código aberto e espaço compartilhado, aberto à contribuição externa, testes de usabilidade
Mês 3-4: implementação de sistema para uso contínuo, testes de usabilidade, monitoramento técnico de uso
Mês 4-6: documentação e disseminação dos processos e códigos em plataforma aberta, para divulgação sistemática dos resultados. Sistema de apoio através de uma comunidade virtual, moderada por um dos bolsistas, à grupos de pesquisa na implementação do sistema, através de suporte virtual.
Tempo total de execução previsto
6
Categoria do Projeto
Ações para categorias vulneráveis | Comunicação, informação e educação | Itens Novos