Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Pedro Henrique Antunes da Costa
Matrícula UnB
1122592
Unidade acadêmica da UnB
phantunes.costa@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Impactos da pandemia de coronavírus para a psicologia nas políticas públicas
Sumário Executivo da Proposta
O presente estudo objetiva compreender as implicações da pandemia de coronavírus no trabalho de psicólogos(as) das diferentes políticas públicas setoriais. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo survey, com abordagem mista. A coleta de dados será feita por questionário online, criado e disponibilizado pela plataforma Google forms. Os participantes serão psicólogos que estejam trabalhando nas seguintes políticas públicas da realidade brasileira: saúde, assistência social, educação, sistema prisional, de medidas socioeducativas e de justiça. A partir disso, será possibilitado um diagnóstico das condições de trabalho dos(as) psicólogos(as) nessas políticas durante o contexto de pandemia, de modo a captar as ações desempenhadas, as modificações requeridas, dificuldades, potencialidades e subsídios da psicologia. Acreditamos que, dessa forma, seja possível contribuir para a realidade psi em tais âmbitos, apontando nortes para as políticas públicas como um todo, não apenas num futuro de pós-pandemia, como já no curto prazo.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
psicologia, políticas públicas, pandemia, COVID-19
Número de Integrantes da Equipe
8
Nome dos Integrantes da UnB
Amanda Figueiredo Falcomer Meneses, Débora Ferreira Couto Pinto, João Gabriel Oliveira, Kíssila Teixeira Mendes, Marília Carvalho Batista, Pedro Henrique Antunes da Costa, Otto Leone Corrêa, Telmo Mota Ronzani
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
LABFAM - Departamento de Psicologia Clínica
Público alvo
Análise do Contexto
As políticas públicas, enquanto conquistas históricas e materializadoras de direitos, aparecem como cerne no enfrentamento à pandemia, e na abordagem dos seus impactos objetivo-subjetivos. Considerando o acúmulo de experiências pelo globo até o presente momento, as saídas frente ao cenário apontam para a necessidade fortalecimento e fomento estatal das políticas públicas. Na saúde, com a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS); na assistência social, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); na educação, de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, indo desde a base às universidades, com valorização das ações de ensino, extensão e pesquisa-ciência. Em todos os casos, com melhores condições de trabalho e valorização dos trabalhadores, revertendo um panorama histórico de subfinanciamento e que se intensifica na presente ofensiva ainda mais insaciável do capital.
Assim, reforça-se a relevância de pesquisas que visam compreender como o trabalho nas políticas públicas vem sendo afetado, ao mesmo tempo que, se (re)organiza para lidar com as necessidades conjunturais, de modo a sinalizar pontos de estrangulamento a serem revertidos, assim como potencialidades que devem ser mantidas e fortalecidas.
A psicologia aparece enquanto um importante ator no âmbito das políticas públicas. Considerando a centralidade delas no enfrentamento à pandemia do coronavírus, faz-se mister identificar e analisar as implicações do presente contexto no trabalho do psicólogo, bem como compreender as formas de ação que este vem lançando mão frente às novidades e dificuldades do cenário, de modo a compreender suas principais contribuições. Ademais, entre os diversos impactos da pandemia, sejam eles diretamente, no que se refere às mortes ocasionadas, perdas econômicas, precarização da vida etc., sejam indiretamente, quanto às mudanças que exigem nas rotinas e dinâmica social como forma de prevenção e retardamento do contágio, a preocupação com a saúde mental deve ser reforçada, recrudescendo a relevância da psicologia. Acreditamos que, assim, é possível fornecer aportes para o fortalecimento tanto das políticas públicas quanto do trabalho do psicólogo nelas já no curto prazo, no desenrolar da pandemia, mas também no pós-pandemia.
Breve Fundamentação Teórica
O presente estudo fundamenta-se teoricamente nos aportes da psicologia crítica
Objetivos e Metas
Geral: Compreender as implicações da pandemia de coronavírus no trabalho de psicólogos(as) das diferentes políticas públicas setoriais (saúde, assistência social, educação, sistema prisional, de medidas socioeducativas e de justiça)
Específicos: (a) Conhecer a realidade de trabalho dos psicólogos nas políticas públicas no contexto da pandemia do coronavírus; (b) Identificar os principais desafios para o trabalho dos psicólogos nas políticas públicas; (c) Identificar as principais potencialidades de tal atuação no presente contexto; (d) Analisar comparativamente as implicações da pandemia de acordo com os setores (saúde, assistência social, educação, sistema prisional, de medidas socioeducativas e de justiça); (e) Reconhecer as contribuições da psicologia para o enfrentamento da pandemia.
Metodologia
Estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem quanti-quali (mista), por levantamento sobre as condições de trabalho de psicólogos nas políticas públicas (saúde, assistência social, educação, sistema prisional, de medidas socioeducativas e de justiça) durante a pandemia de coronavírus. A coleta de dados será feita por questionário online.
A análise qunatitativa será feita por meio de estatística descritiva, com extração de medidas de tendência central e frequências. Já os dados referentes às perguntas abertas serão analisados por Análise de Conteúdo do tipo temática. Estudo já aprovao no COmitê de Ética
Resultados Esperados
Contribuir com um diagnóstico do trabalho psi nas políticas públicas no contexto da pandemia;
Subsidiar debates acerca da interface entre psicologia e políticas públicas;
Contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e trabalho do psicólogo durante a pandemia e no pós-pandemia.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Coleta de Dados: 10/05/2020 a 10/06/2020
Análise dos Dados: 11/07/2020 a 11/08/2020
Escrita do Relatório e Artigos: 12/07/2020 a 10/09/2020
Tempo total de execução previsto
4