Informações
Título do produto
Pesquisa - O viajante brasileiro: planos de viagem e percepção de risco na pandemia
Descrição do produto
Esta pesquisa foi apresentada no painel online “Impactos da pandemia sobre operadores e viajantes brasileiros”, realizado em 26/5/2020, como parte da série de webinars “Turismo pós-COVID: oportunidade para reiventar” organizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadores de Turismo) em parceria com o Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade/CDS/UnB e a Amplia Mundo.
Uma ação interdisciplinar da UnB, a pesquisa soma esforços entre conhecimentos em turismo, gestão, desenvolvimento e psicologia social. Foi realizada de abril e maio de 2020, a partir de uma iniciativa de duas doutorandas da universidade (CDS e IP), supervisionadas por dois professores (ADM e IP). Consistiu em uma rica troca entre dois laboratórios da UnB: LETS e LAPSOCIAL.
Este produto traz uma parcela da pesquisa acadêmica mais ampla, e que tem como objetivo Investigar o impacto da percepção de risco da COVID-19 na tendência de viajar dos brasileiros.
Nesta apresentação, que buscou apresentar dados de modo mais facilmente absorvível para empresas e formuladores de políticas públicas do setor de turismo brasileiro, foram abordados os planos de viagem e as percepções de risco dos viajantes durante a pandemia, assim como os fatores considerados importantes para voltarem a viajar pós-pandemia. Esses dados podem ser relevantes na tomada de decisão das organizações do setor no enfrentamento de uma crise de imensas proporções para os negócios e destinos turísticos.
A pesquisa se soma aos esforços da Universidade de Brasília na produção de conhecimento interdisciplinar de forma dialogada para o enfrentamento da pandemia.
Autor(es) do produto
1 - Anastasiya Golets - Mestre em Turismo pela Universidade de Brasília, Doutoranda do Centro de Desenvolvimento Sustentável/UnB. Pesquisadora do LETS/CDS/UnB 2 - Jéssica Farias - Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília, Doutoranda do PST no Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO/UnB) 3 - Helena Costa - Professora Associada I do Departamento de Administração da Universidade de Brasília, Doutora em Desenvolvimento Sustentável, Mestre em Turismo, Líder do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade LETS/CDS/UnB 4 - Ronaldo Pilati - Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, Doutor em Psicologia
Contato com os autores
Helena: helenacosta@unb.br
Matrícula UnB
1039491
Unidade acadêmica da UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
Assunto/palavras-chave representativas do produto
turismo, comportamento do viajante, percepção de risco, pandemia COVID 19
Contribuidor(es)/colaborador(es) do produto
Para a divulgação da coleta de dados online e dos resultados, contou com a colaboração da BRAZTOA e do Ministério do Turismo. Desta forma os dados podem alcançar um amplo número de empresas de turismo, a fim de fornecer evidências para a tomada de decisão em um momento de tamanhas incertezas.
Público alvo
Data de Produção do produto
maio 26, 2020
Tipo do produto
Material técnico