Informações
Nível de aprovação pela UnB
Submetido pela comunidade acadêmica
Nome Completo do Proponente
Helena Araujo Costa
Matrícula UnB
1039491
Unidade acadêmica da UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
helenacosta@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Impactos da pandemia no setor de turismo: série de webinars e pesquisas
Sumário Executivo da Proposta
A iniciativa é fruto de uma interação entre academia e mercado, na busca por ampliar o diálogo e expandir a reflexão necessária no momento para o setor de turismo. As discussões serão apresentadas ao mesmo tempo em que governos, associações setoriais, pesquisadores e setor privado trabalham para enfrentar e contabilizar o impacto da pandemia no setor de turismo e hospitalidade.
Participam da proposta o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília (LETS/CDS UnB), a BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo) e a consultoria em inovação em turismo, Amplia Mundo (formada por egressas da UnB).
O presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu, avalia que é “momento de cuidar atentamente para minimizar impactos nos negócios, mas também de pensar no futuro”. A Professora Helena Costa, líder do LETS/UnB, acredita que “análises bem embasadas, principalmente em pesquisas robustas, podem contribuir para o redesenho de estratégias em momento tão crítico”. Jaqueline Gil, da consultoria Amplia Mundo e pesquisadora do LETS/UnB acredita que “é fundamental planejar e investir corretamente em inovação, especialmente para otimizar esforços e estar pronto na retomada”.
A proposta é composta de duas grandes vertentes: webinars e pesquisas
Webinars:
A série de webinars Turismo Pós-Pandemia: Oportunidades para Reiventar consiste em uma série de encontros online realizados às terças e sextas-feiras, de 23 de abril a 29 de maio.
São encontros virtuais gratuitos, organizados em um esforço conjunto entre mercado e universidade, direcionados para profissionais, empresários, formuladores de políticas públicas e estudiosos do turismo.
Os webinars reunirão especialistas nacionais e internacionais para propor novos olhares sobre o momento e analisar cenários para o futuro do turismo no pós-pandemia. Os convidados abordarão aspectos ligados a cenários políticos e análise de riscos, viagens e negócios, inovação e tecnologia, gestão de crise e comunicação para dialogar sobre desafios e oportunidades para o Turismo no contexto pós-quarentena. Entre os palestrantes figuram nomes como David Schürmann (Cineasta e Explorador), Creomar de Souza (analista político e doutorando da UnB), Cristiana Beltrão (empreendedora de tendências gastronômicas e colunista Veja Rio), Ricardo Stuckert (fotógrafo com premiados projetos de natureza e povos indígenas brasileiros), Samuel Lloyd (ex diretor da campanha Visit-Britain e atual Diretor de Marketing do Mineirão) e Ian Yeoman (um dos mais respeitados futuristas em turismo, autor de vários livros e professor na Victoria University of Wellington, Nova Zelândia), entre outros.
Participam em todas as edições as professoras envolvidas com a proposta, seja como mediadoras ou palestrantes.
Pesquisas:
Além dos webinars, serão realizadas duas pesquisas no âmbito da proposta.
A primeira para compreender os impactos da pandemia sobre operadores de turismo brasileiros. A professora Helena Costa oferecerá suporte metodológico à pesquisa.
A segunda, realizada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), abordará percepções do viajante brasileiro durante a pandemia, a ser apresentado no final de maio.
Palavras-chave
webinars, turismo, pós-pandemia, inovação
Número de Integrantes da Equipe
2
Nome dos Integrantes da UnB
Helena Araujo Costa - Professora Associada I do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB),
Líder do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade da UnB
Jaqueline Gil - professora colaboradora do do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), pesquisadora do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade da UnB
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Nome dos integrantes externos a UnB
Monica Samia - diretora executiva da BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo)
Marina Figueiredo - vice presidente da BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo)
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratorio de Estudos de Turismo e Sustentabilidade/http://www.cds.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=672
Análise do Contexto
A proposta traz um olhar sobre os impactos da pandemia no setor de turismo. Já há indícios de que o turismo global será seriamente afetado, como mostra o estudo recente da WTTC, que estima perdas de U$2.1 trilhões no PIB do setor em 2020 e que 75 milhões de empregos estejam em risco. No Brasil, segundo estudo da FGV publicado em abril de 2020, as perdas econômicas, em comparação ao PIB do setor em 2019, totalizarão R$ 116,7 bilhões no biênio 2020-2021. Apenas entre as operadoras Braztoa, os dados consolidados até o final de março revelam que os cancelamentos e adiamentos das viagens geraram um impacto de cerca de R$ 3,9 bilhões, ou seja, 25% do faturamento 2019.
Área de relação do projeto
Objetivos e Metas
- Realizar 6 webinars com temas relevantes, envolvendo 1.000 participantes espectadores
- Realizar duas pesquisas (operadoras e viajantes)
Metodologia
Webinars: encontros online com apresentação e mediação. Pesquisas: quantitativas online.
Resultados Esperados
1 - Ampliar o diálogo entre academia e mercado no momento difícil de enfrentamento da pandemia para o setor de turismo.
2 - Disseminar conhecimento acerca de turismo e inovação
3 - Investigar comportamentos empresariais e de consumidores no setor de turismo na pandemia
4 - Estimular a reflexão voltada para a inovação e a sustentabilidade na futura retomada das atividades turísticas
5 - Fortalecer a inserção da UnB como uma universidade envolvida com a sociedade e seus desafios atuais
Observação: os encontros já foram praticamente todos realizados. O último encontro contou com a apresentação de dados das pesquisadoras da UnB e teve 400 espectadores, além de ter repercutido em 18 meios de comunicação em um dia.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
O projeto demanda algum laboratório da UnB? Se sim, qual?
Não demanda estrutra física na UnB. Será realizado totalmente online.
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
não
Cronograma da Execução
Planejamento: 15 a 23 de abril
Webinars: 23 de abril a 29 de maio
Pequisas: coletas realizadas em abril e maio. Resultados em maio e junho.
Tempo total de execução previsto
2
Orçamento
As atividades foram realizadas em parceira entre as partes envolvidas, sem orçamento diretamente previsto.
Existem ideias para uma segunda edição da proposta, caso encontre-se um financiador.
Categoria do Projeto
Aspectos sociais, econômicos e ambientais | Comunicação, informação e educação