Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Adriana Almeida Sales de Melo
Matrícula UnB
1057031
Unidade acadêmica da UnB
adrianasalesdemelo@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Mapa das ações das Universidades do Centro-Oeste e do Norte no enfrentamento à Pandemia do COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
A pesquisa tem como objetivo central construir um mapa do impacto das respostas que as Universidades das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil estão construindo às demandas sociais e de ciência, tecnologia e inovação com relação à Pandemia de Covid-19. Tais respostas, em forma de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação revelam características de sua governança, adaptabilidade, otimização de recursos e de ativação rápida de recursos humanos e capacidade de pesquisa. A pesquisa abrangerá as onze Universidades públicas e privadas da Região Norte e as dez instituições semelhantes da Região Centro-Oeste do Brasil, de acordo com o reconhecimento do Ministério da Educação; durante oito meses; segundo a categorização para a melhoria da qualidade da educação superior da Organização Internacional Times Higher Education.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Pandemia COVID-19, Universidades, Qualidade da Educação Superior, Inovação
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Adriana Almeida Sales de Melo, Remi Castioni, Robson Vila Nova Lopes, Rosilene Lagares, Norivan Lustosa Lisboa Dutra
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Análise do Contexto
Todas as Universidades vivem num processo permanente de renovação, de repensar suas missões, de renovar seus objetivos, mesmo mantendo suas histórias e sua cultura organizacional. É um grande desafio para a burocracia universitária a sua renovação, a busca por novos caminhos e a atualização constante dos seus objetivos, especialmente com relação ao enfrentamento de uma pandemia. A intensidade e a força de tais respostas, com relação à investigação e ações em tantas áreas do conhecimento; como a saúde pública, comunicação, construção de redes de solidariedade em diversas áreas, estudos urbanos e de produção de mercadorias, transporte e circulação; são exemplos do que as Universidades estão realizando em todo o mundo, incitadas pelas múltiplas crises causadas pela Pandemia. A pesquisa em tela tem como foco a análise das suas respostas à sociedade, à academia, à própria ciência, considerando as especificidades de cada Universidade nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Breve Fundamentação Teórica
Assim como a crise do Estado de Bem-Estar social, a crise financeira de 2008 e tantas outras, exigiram que novas respostas científicas e políticas fossem sendo construídas. A Pandemia de COVID-19 também está imprimindo novos rumos teóricos e epistemológicos à forma e natureza como buscamos entender as ações das instituições complexas como as Universidades; assim como estas respondem a partir de suas múltiplas competências (SADLAK, 2007). Partimos da influência da New Public Management, que afirma que ocorreu nos últimos 30 anos uma alteração sistemática da noção de governança (OSBORNE, 2006). Os princípios da administração pública e de governança abarcam hoje, segundo Capano (2011), quatro formas de organização da política do ensino superior: o hierárquico, o procedimental, a condução à distância e a auto governança. Para cada uma delas há uma descrição das suas condicionalidades, que serão analisadas junto às categorias utilizadas pelo Times Higher Education (2020) para avaliar as Universidades.
Objetivos e Metas
1) Analisar as ações de enfrentamento à Pandemia de COVID-19 das dez Universidades do Centro-Oeste e onze Universidades da Região Norte; 2) identificar tais ações com relação às categorias de ensino, pesquisa, extensão, inovação, citações acadêmicas, respostas à indústria e perspectiva internacional; 3) estruturar mapa de análise das ações acadêmicas; 4) divulgar os resultados à sociedade e à academia, a partir de canais abertos de discussão e 5) construção de portal virtual.
Metodologia
Serão analisados primeiramente os portais virtuais das 21 instituições no sentido de identificar as ações realizadas e relacioná-las às categorias de ensino, pesquisa, extensão, inovação, citações acadêmicas, respostas à indústria e perspectiva internacional; tais categorias são propostas anualmente pela Times Higher Education, que realiza anualmente o World Universities Ranking, com o objetivo maior de melhoria da qualidadde da educação superior no mundo inteiro. A partir da configuração de nossa equipe de pesquisadores, será estruturada rede de investigação nas duas regiões; assim como visitas da equipe para configuração dos dados in loco. Serão criados canais de discussão e portal virtual interativo.
Resultados Esperados
Construção de portal virtual interativo com mapeamento das ações relativas ao enfrentamento à Pandemia de COVID-19 das vinite e uma Universidades das regiões Centro-Oeste e Norte, com ampla divulgação e discussão da metodologia utilizada.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Cronograma da Execução
1) Maio-outubro 2020; analisar as ações de enfrentamento à Pandemia de COVID-19 das dez Universidades do Centro-Oeste e onze Universidades da Região Norte; 2) julho-outubro 2020; identificar tais ações com relação às categorias de ensino, pesquisa, extensão, inovação, citações acadêmicas, respostas à indústria e perspectiva internacional; 3) julho-outubro2020 ; estruturar mapa de análise das ações acadêmicas; 4) novembro-dezembro 2020; divulgar os resultados à sociedade e à academia, a partir de canais abertos de discussão e 5) novembro-dezembro 2020; construção de portal virtual.
Tempo total de execução previsto
8