Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Hayeska Costa Barroso
Matrícula UnB
1112082
Unidade acadêmica da UnB
hayeska.barroso@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
SER em tempos de COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
Esta proposta de projeto de pesquisa e extensão tem como horizonte garantir a continuidade das ações realizadas pelo Grupo de Trabalho COVID-19, composto por docentes, instituído no Departamento de Serviço Social - SER por ocasião do cenário de suspensão do calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020. O referido GT propôs a realização das seguintes iniciativas durante a vigência da pandemia de COVID-19: pesquisa com o corpo discente para levantamento das demandas de atividades durante o distanciamento social (concluída); produção de um boletim informativo periódico para a comunidade acadêmica do SER e os demais interessados (o primeiro número do boletim já foi produzido e devidamente veiculado); criação de uma rede social como ferramenta de comunicação e socialização do SER em tempos de pandemia. Além da continuidade das iniciativas já em andamento, visa oportunizar outras etapas para a pesquisa realizada no primeiro momento dos trabalhos do GT, garantindo parâmetros comparativos para a análise de dados dos discentes em diferentes momentos da pandemia.
Palavras-chave
Serviço Social, Pandemia, Comunicação
Número de Integrantes da Equipe
6
Nome dos Integrantes da UnB
Profa. Dra. Annabelle Carrilho da Costa, Profa. Dra. Hayeska Costa Barroso, Profa. Me. Larissa Fernandes Matos, Prof. Dr. Leonardo Rodrigues de Oliveira Ortegal, Profa. Dra. Taíse Cristina Gomes Clementino de Negreiros, Profa. Dra. Thaís Kristosch Imperatori
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
O primeiro semestre de 2020 está sendo marcado pela pandemia provocada pela doença COVID-19, a qual tem provocado sérios impactos no campo econômico, social, político e na vida individual de diversos sujeitos ao redor do mundo. Sua disseminação impôs aos governantes a adoção de diversas medidas no âmbito econômico e social, dentre as quais as medidas de isolamento social, considerada, nesse momento, a mais eficaz no combate à rápida propagação da doença, que ainda não conta com uma vacina e antídoto específicos.
A partir das orientações divulgadas pelo Decanato de Graduação – DEG, por meio da Circular Nº9/2020, a gestão do Departamento do Serviço Social – SER consultou os docentes do departamento sobre a viabilidade de construção de um grupo de trabalho a ser composto por docentes que pudessem pensar em ações estratégicas para serem desenvolvidas diante desse cenário.
O GT COVID-19 foi criado no dia 30 de março de 2020, composto por seis docentes do referido Departamento. Dentre suas iniciativas, realizou, entre 01 a 07 de abril, uma pesquisa junto ao corpo discente de Serviço Social, com o objetivo de fazer um levantamento sobre as principais demandas e desafios que estes vivenciam diante da atual conjuntura e, assim, ter subsídios para que o SER pudesse propor atividades diante do cenário em questão. A pesquisa foi realizada por meio de formulário on line com 33 perguntas, dispostas em blocos temáticos sobre: dados sociodemográficos, vivência dos/as discentes no contexto da pandemia COVID-19, e formação profissional e acadêmica em tempos de distanciamento social. O formulário on-line foi divulgado através da mala direta de e-mails dos/as alunos de todos os semestres do curso, além de ampla divulgação pela rede de contatos do corpo docente com suas turmas e grupos de pesquisa. Ao todo, contamos com 340 formulários respondidos por discentes de variados semestres, tanto do período matutino quanto do noturno. Este total representou quase 50% da totalidade dos discentes do SER.
Breve Fundamentação Teórica
O Projeto Político-Pedagógico do Curso – PPC de Graduação em Serviço Social da UnB reconhece que seus componentes estar articulados ao Projeto Pedagógico Institucional – PPI e ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, de modo que as práticas e as ações institucionais junto à sociedade e à comunidade acadêmica possam assumir diferentes formas de acordo com a natureza das demandas e possibilidades de respostas contextualizadas à dinâmica da realidade. Desta feita, frente a um cenário de pandemia e suspensão das atividades acadêmicas, é mister que a universidade consiga ratificar sua relevância social por meio de ações no campo administrativo e de gestão – neste contexto, realizadas de modo remoto de servidores técnico-administrativos -, mas também na realização de diversas iniciativas voltadas ao combate à pandemia, de natureza acadêmica e científica, como tem feito por meio da promoção de editais de fomento à pesquisa e à extensão, donde essa proposta de projeto se enquadra.
Objetivos e Metas
Objetivos:
- Garantir canais de comunicação entre o corpo discente e docente no contexto de suspensão das atividades;
- Produzir dados sobre a realidade dos/as discentes do Departamento de Serviço Social em tempos de pandemia;
- Identificar as demandas dos/as estudantes em relação aos desafios sociais e econômicos vivenciados por ocasião da suspensão das atividades;
- Possibilitar a reunião de informações dispersas em vários canais em um único veículo, a fim de agilizar o acesso e a disposição destas.
Metas:
- Aplicar o formulário on-line da em três momentos distintos, a fim de consolidar os dados sobre a realidade dos/as discentes do Curso de Serviço Social em diferentes momentos da pandemia de COVID-19;
- Veicular o Boletim Informativo SER em tempos de COVID-19 com periodicidade quinzenal enquanto durar a suspensão do semestre letivo;
- Alimentar regularmente as redes sociais com informações relevantes sobre a pandemia e as principais ações da UnB e da comunidade científica em geral a este respeito;
- Produzir um relatório final com os dados consolidados da pesquisa e disponibilizá-lo para toda a comunidade acadêmica da UnB, em especial aos/às discentes e docentes do SER.
Metodologia
Este projeto envolve iniciativas de pesquisa, de produção de periódico e de gestão de redes sociais. Sobre a pesquisa, para garantir parâmetros de comparação e série histórica, pretende-se disponibilizar o mesmo formulário on-line em outros dois momentos, no intervalo de dois meses cada. O primeiro foi disponibilizado de 01 a 07 de abril; o segundo será de 01 a 07 de junho; e o terceiro, de 01 a 07 de agosto. A produção do Boletim deve ocorrer com periodicidade quinzenal enquanto durar a suspensão do calendário acadêmico. A rede social instagram será alimentada periodicamente, enquanto durar o cenário de pandemia.
Resultados Esperados
- Melhoria na qualidade da comunicação entre a comunidade acadêmica do SER em tempos de pandemia;
- Proposição de iniciativas de apoio pedagógico e administrativo de curto, médio e longo prazo junto à comunidade acadêmica do SER/UnB;
- Envolvimento de docentes e discentes nas iniciativas propostas;
- Produção e socialização de saberes para além da referência estritamente acadêmica;
- Levantamento de informações sociais sobre o perfil discente capazes de subsidiar propostas de ações por parte da gestão do Departamento de Serviço Social, do Instituto de Ciência Humana - ICH e da UnB no contexto pós-pandemia.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
O Departamento de Serviço Social disponibilizou uma estagiária de Comunicação Social para dar apoio técnico às ações do projeto.
Cronograma da Execução
Abril/2020:
- Pesquisa sobre a realidade dos/as discentes do Curso de Serviço Social no contexto da pandemia e suspensão do semestre – FASE 1 (Aplicação do formulário online);
- Planejamento do conteúdo da primeira edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Sistematização e análise dos dados da pesquisa – FASE 1;
- Elaboração do relatório parcial da pesquisa – FASE 1;
- Criação do email do GT COVID-19;
Maio/2020:
- Planejamento do conteúdo da segunda edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Publicação da primeira e da segunda Edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Elaboração de um plano de trabalho de gestão da rede social Instagram;
- Criação e alimentação do perfil na rede social Instagram;
- Revisão das questões do formulário on-line para a Fase 2 da pesquisa;
Junho/2020:
- Pesquisa sobre a realidade dos/as discentes do Curso de Serviço Social no contexto da pandemia e suspensão do semestre – FASE 2 (Aplicação do formulário online);
- Publicação da terceira Edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Planejamento do conteúdo da quarta e da quinta edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Publicação da quarta Edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Alimentação do perfil na rede social Instagram;
- Sistematização e análise dos dados da pesquisa – FASE 2;
- Elaboração do relatório parcial da pesquisa – FASE 2.
Julho/2020
- Planejamento do conteúdo da quinta edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Publicação da quarta Edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Planejamento do conteúdo da sexta edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Publicação da sexta Edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Alimentação do perfil na rede social Instagram;
- Revisão das questões do formulário on-line para a Fase 3 da pesquisa.
Agosto/2020
- Pesquisa sobre a realidade dos/as discentes do Curso de Serviço Social no contexto da pandemia e suspensão do semestre – FASE 3 (Aplicação do formulário online);
- Planejamento do conteúdo da sétima edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Publicação da sétima Edição do Boletim SER em tempos de COVID-19;
- Alimentação do perfil na rede social Instagram;
- Sistematização e análise dos dados da pesquisa – FASE 3;
- Elaboração do relatório parcial da pesquisa – FASE 3
Setembro/2020
- Avaliação do projeto;
- Elaboração do relatório final do projeto.
Tempo total de execução previsto
6