Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Jair Trapé Goulart
Matrícula UnB
1111876
Unidade acadêmica da UnB
jair.goulart@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Ciência pelas mídias sociais no enfrentamento da CoviD-19
Sumário Executivo da Proposta
Esta é uma iniciativa de divulgação científica para o enfrentamento da epidemia da Covid-19, focada na produção de materiais de esclarecimento científico para o público em geral. As ações estão centradas na produção de materiais (vídeos, textos e artes) que “traduzam” o que está sendo produzido na ciência mundial no tema da Covid-19. Objetiva-se elaborar proposições de fácil acesso e compreensão do público em geral destinado ao esclarecimento da comunidade e também ao enfrentamento das “fakenews”. A divulgação científica é realizada por meio de páginas próprias, em diversas mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp. Esta proposta foi organizada e é coordenada por professores do Departamento de Ciências Fisiológicas da UnB.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
divulgação científica; Covid-19; enfrentamento de fakenews; acessibilidade da ciência
Número de Integrantes da Equipe
6
Nome dos Integrantes da UnB
Jair Trapé Goulart, Márcia Renata Mortari, Angele dos Reis Martins, Fernanda Paulini, Andreza Fabro de Bem, Rafael Plakoudi Souto Maior
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Metabolismo e bioenergética em processos fisiológicos e patológicos (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7279813311537236), Peptídeos neuroativos da peçonha de artrópodes (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9326344027934565)
Público alvo
Análise do Contexto
O surgimento da Covid-19 mobilizou diversas frentes de enfrentamento à pandemia. A transmissão de informações esclarecedoras à população é uma ferramenta essencial para o controle da pandemia e para o direcionamento de medidas efetivas de saúde pública. O acesso à internet possibilitou a conexão virtual entre os indivíduos e possibilita a propagação de informações. No contexto de uma pandemia, como da atual Covid-19, torna-se imprescindível que informações fundamentadas sejam a base da orientação das comunidades.
Por outro lado, a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, é uma realidade perturbadora com reflexos negativos em todos os contextos sociais. A facilidade de acesso à diversas mídias sociais aliada a rápida e eficiente divulgação de notícias falsas tem gerado repercussões e desfechos devastadores na vida das pessoas e na organização das sociedades.
Neste sentido, a proposição de ações organizadas, com o intuito de divulgar e “traduzir” conhecimento científico e informações fundamentadas às comunidades, são essenciais para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Referências Bibliográficas
Datafolha. 2020a. Comportamento da população – coronavirus – instituto Datafolha. Acesso em 30/04/2020. http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2020/03/23/22cedeee019d1bf3e5e82c889e058b9bhb.pdf
Datafolha. 2020b. Opinião sobre a pandemia coronavirus. Conhecimento e meios de informação – Instituto Datafolha. Acesso em 30/04/2020. http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2020/09/conhecimento-e-meios-de-informacao.pdf
Garret, L. 2020. The art of medicine COVID-19: the medium is the message. The Lancet. doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30600-0
Mukkamala & Beck. 2018. The role of social media for collective behaviour development in response to natural disasters. Twenty-Sixth European Conference on Information Systems (ECIS2018), Portsmouth,UK, 2018
Song, P & Karako, T. COVID-19: Real-time dissemination of scientific information to fight a public health emergency of international concern. BioScience Trends. doi.org/10.5582/bst.2020.01056
Xiao, Y & Torok, M. 2020. Taking the right measures to control COVID-19. The Lancet. https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30152-3
Yan, & Pedraza Martinez. Social media for disaster management: Operational value of the social conversation. doi.org/10.1111/poms.13064
Wu Z, McGoogan JM. 2020. Characteristics of and Important Lessons From the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Outbreak in China: Summary of a Report of 72 314 Cases From the Chinese Center for Disease Control and Prevention. JAMA. 2020;323(13):1239–1242. doi:10.1001/jama.2020.2648
Breve Fundamentação Teórica
O surgimento do SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, criou uma emergência de saúde mundial (Wu & McGoogan, 2020) e deixou a população em situações de fragilidade e desinformação. No Brasil, 74% da população tem medo da CoviD-19 (Datafolha, 2020a), mas 78% da população se considera bem informada sobre o assunto (Datafolha, 2020b). Apesar de 30% da população se informar pelas redes sociais, mais da metade não confia nas informações obtidas ali (Datafolha, 2020b).
A propagação de notícias verdadeiras contribui para o esclarecimento pessoal e comunitário, refletindo positivamente no desfecho de uma crise (Mukkamala & Beck, 2018). A atual desinformação presente nas redes sociais enfatiza a importância da divulgação científica neste momento (Garret, 2020; Xiao & Torok, 2020; Song & Karako, 2020). Tais ações devem incluir a abertura de canais de comunicação com a população, algo alcançável pela presença nas redes sociais (Yan & Pedraza Martinez 2020).
Objetivos e Metas
Objetivo:
Produzir material de divulgação científica afim de propagar informação confiável que possibilite o entendimento sobre questões relacionadas à Covid-19.
Metas:
Manter as redes BioUnB atualizadas com ao menos 2 postagens de impacto semanais durante o período de vigência do projeto;
Produzir postagens curtas e acessíveis sobre as descobertas mais relevantes acerca da CoviD-19;
Produzir cerca de 1 vídeo semanal com animações didáticas sobre a CoviD-19;
Manter interação via comentários e caixa de mensagem privado com a população em geral.
Metodologia
Aquisição de dados: compilação de material a partir de artigos científicos publicados em revistas reconhecidas internacionalmente. “Pre Print” serão avaliados com relação à sua metodologia antes da divulgação. Dados de informes de organizações reconhecidas também poderão ser considerados.
Tratamento e editoração do conteúdo: Os dados publicados serão utilizados na produção de vídeos ou postagens em linguagem acessível.
Divulgação do conteúdo produzido: serão utilizadas as redes sociais: Instagram (2000 seguidores), Facebook (1100 seguidores) e Twitter (90 seguidores).
Comunicação em tempo real: “Chats” particulares das redes e comentários nas postagens serão utilizados para interação diretas com a população.
Resultados Esperados
- Gerenciar contas nas redes Facebook, Twitter e Instagram para criar canal direto de comunicação com a população;
- Gerar conteúdo que valorize a ciência internacional e especialmente a brasileira no enfrentamento da pandemia;
- Compilar a informação científica mais recente em postagens e vídeos com linguagem popular e acessível;
- Combater “fake News” e a desinformação;
- Conscientizar a comunidade acadêmica da importância da divulgação científica;
- Incorporar estudantes de graduação e de pós-graduação nestas ações.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
1 - Aquisição de dados e avaliação de artigos
Período Realização: 01/05/2020 a 31/12/2020
2 - Tratamento e editoração do conteúdo
Período Realização: 01/05/2020 a 31/12/2020
3 - Divulgação do conteúdo produzido
Período Realização: 01/05/2020 a 31/12/2020
4 - Comunicação em tempo real
Período Realização: 01/05/2020 a 31/12/2020
Tempo total de execução previsto
8