Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Fabrício Oliveira Leitão
Matrícula UnB
1108891
Unidade acadêmica da UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
fabriciofol@hotmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Produção de Máscaras de Pano para Comunidade Vulnerável
Sumário Executivo da Proposta
Este projeto visa a produção de máscaras de pano com material de roupas usadas, tecidos, linha e elástico doadas de pessoas físicas e jurídicas, que servirão de matéria-prima para fabricação. Será feita uma divulgação nas mídias sociais dos membros dos grupos para fazer a coleta deste material. A pessoa física ou jurídica que quiser ajudar poderá entregar o material na casa de qualquer um dos membros do projeto, ou também poderá requerer que seja recolhido em sua casa ou estabelecimento comercial. Toda equipe ficará responsável pela etapa de divulgação e recolhimento. Depois que o material for recolhido, todos os membros do projeto ficarão responsáveis pelo desmanche (roupas usadas) para posterior confecção das máscaras. Serão utilizadas máquinas de costura de todos os membros do grupo. Será organizado uma pequena linha de produção para que as máscaras sejam confeccionadas. Terminada a produção das máscaras, os membros do projeto farão a distribuição nas comunidades mais vulneráveis do Distrito Federal, notadamente os moradores de rua. No momento da entrega será feita a orientação da forma correta da utilização da máscara.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Produção, Máscaras de Pano, Comunidades Vulneráveis
Número de Integrantes da Equipe
4
Nome dos Integrantes da UnB
Fabrício Oliveira Leitão, Laís Bárbara Pereira Rodrigues Leitão, Warley Henrique da Silva, Fernando Oliveira Leitão Júnior.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
A pandemia está trazendo resultados castróficos para a sociedade, notadamente para aqueles que não têm condições financeiras de adquirir uma máscara, podendo agravar ainda mais os problemas trazidos pela Covid-19. Destarte, a produção de máscaras de pano, e sua posterior entrega e orientação para utilização, poderá ajudar a mitigar esses impactos.
Breve Fundamentação Teórica
O novo coronavírus tem trazido impactos graves na respiração humana, causando a síndrome respiratória aguda, com origem em 2019. Cada país tem adotado medidas distintas para enfrentar a pandemia, de forma mais específica, cada estado e município tem adotado estratégias singulares para conter o avanço da Covid-19, pois cada um tem suas particularidades. Porém, há consenso entre os agentes, seguindo as orientações da OMS, de que o uso de máscaras ajuda a conter o avanço do vírus, mitigando assim a contaminação, mostrando a importância de todos terem acesso a esse material para que mortes possam ser evitadas.
Objetivos e Metas
O objetivo geral do trabalho é produzir máscaras de pano para serem entregues às comunidades mais vulneráveis. As metas são: a) fazer divulgação nas mídias sociais para captar material junto a pessoas físicas e jurídicas, b) coletar o material para posterior produção, c) organizar o material coletado por categoria (elásticos, linhas, tecidos, tecidos usados), d) lavagem de todo material coletado, e) confecção das máscaras de pano, f) entrega e orientação de uso para as comunidades vulneráveis.
Metodologia
A pesquisa se classifica como aplicada, pois é um método científico que envolve a aplicação da prática da ciência, onde será utilizada um sequenciamento da produção conforme quantidade de material coletado, conforme uma pequena linha de produção. Esse tipo de pesquisa visa encontrar soluções para problemas cotidianos, direcionado para um problema, como é o caso da proposta desta pesquisa.
Resultados Esperados
Espera-se que sejam produzidas, pelo menos 200 máscaras com as doações feitas, com isso, as comunidades mais vulneráveis serão beneficiadas, e além de se protegerem, ajudarão a mitigar a propagação do novo coronavírus.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
a) dez dias para a divulgação nas mídias sociais e recolhimento do material.
b) dois dias para organizar o material coletado.
c) dois dias para a lavar e secar o material coletado.
d) dez dias para a confecção das máscaras.
e) cinco dias para a distribuição das máscaras.
Observação: dependendo do avanço de cada etapa, trabalharemos com a ideia de projeto simultâneo, ou seja, não é necessário o término de uma etapa a o início da próxima. Como as variáveis são desconhecidas, e caso haja maior quantidade de doação do que a prevista, o cronograma poderá ser estendido.
Tempo total de execução previsto
2