Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
REMI CASTIONI
Matrícula UnB
1013947
Unidade acadêmica da UnB
remi@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Trabalho e Qualificação Profissional durante a Pandemia de COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
A presente proposta visa realizar acompanhamento junto a população afetada durante a Pandemia de COVID-19. Para tanto, será utilizado como lócus principal de ação as Agências do Trabalhador, ligadas a Secretaria de Estado do Trabalho do Distrito Federal e ainda suas ações em curso como as ações emergenciais que envolvem além da SETRAB, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Justiça e Cidadania, no que compete a população vulnerável. A SETRAB está em vias de formalizar o Plano Distrital de Qualificação Profissional, onde se pretende recriar o Conselho de Trabalho do Distrito Federal. A proposta pretende identificar e mapear os trabalhadores que foram afetados com a perda de seus empregos durante a Pandemia de COVID-19 e identificar seu perfil ocupacional, a partir dos registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, no sentido de construir "manchas ocupacionais", que determinem além da vida pregressa sua condição de escolaridade e suas habilidades e competências. A partir disso, estruturar ações de formação profissional visando sua certificação profissional e educacional. Além da população que manteve registro formal de trabalho e, portanto, deu entrada ao pedido de seguro-desemprego, os demais que buscam as agências na busca de vagas no mercado de trabalho serão objeto principal desta ação. Além disso, a população em situação vulnerável, que se agravou com as condições da Pandemia também serão alvo desta ação, que visa notadamente reunir o conhecimento da academia em estreita colaboração com as ações do Estado na oferta de serviços públicos, que são determinados pelo regramento constitucional como são os beneficiários das políticas no âmbito do Sistema Nacional de Emprego - SINE.
Palavras-chave
qualificação profissional, orientação profissional, certificação profissional, educação, mercado de trabalho, itinerários formativos
Número de Integrantes da Equipe
8
Nome dos Integrantes da UnB
Remi Castioni, Silvia Marcela de Oliveira Magalhães, Franceni Machado, Norivam Lustosa Lisboa Dutra, Nicole de Andrade Oliveira, Adriana Almeida Sales de Melo, Maria da Conceição Lima Afonso, Guilherme Lins de Magalhães.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Análise do Contexto
O desemprego deverá atingir níveis recordes durante a Pandemia de COVID-19. Até mesmo o IBGE duvida da capacidade de divulgar seus dados dada a imprecisão que a coleta sofrerá. Instituições que acompanham o mercado de trabalho dão conta de que o desemprego, que hoje está em 12 milhões de pessoas possa atingir 20 milhões, representando uma taxa 18% a 20% da População Economicamente Ativa - PEA. Será a maior taxa e o maior número de desempregados que o Brasil vai alcançar na sua história. Milhares de trabalhadores perderam seus emprego no DF, uma parte poderá receber o seguro-desemprego, outra parte o auxílio emergencial. O setor de serviços de bares e restaurantes, por exemplo, estima que 1/5 dos estabelecimentos não deverá reabrir passada a Pandemia. Todas estas questões colocam enormes desafios as políticas ativas de emprego, onde está a formação profissional. Passado o período de vigência das políticas passivas (seguro-desemprego e auxilio emergencial), o que acontecerá com estas pessoas.
Breve Fundamentação Teórica
A pandemia de COVID-19 acelerará um processo intenso de mudanças no mundo do trabalho que já vinham sendo observadas e que determinam a conformação de um novo padrão de produção, a chamada Indústria 4.0, que se se manifesta em profundas alterações na forma de produzir e no uso do trabalho. Segundo o World Economic Forum - WEF (2018) até 2022 as habilidades necessárias para executar a maioria dos empregos terá mudado significativamente, sendo que em torno de 54% de todos os funcionários necessitarão de reavaliação e renovação de competências. Tanto nas demandas por trabalho cada vez mais qualificado como no trabalho tradicional, a mobilização dos saberes adquire caráter estratégico para as organizações e para os próprios trabalhadores. Até mesmo o trabalho considerado no padrão anterior como fortemente afetado pelo aspecto físico, ou “bovino”, como grosseiramente classificava o taylorismo, o aspecto intelectual do trabalho se faz cada vez mais presente nas atividades mais elementares e é invocado para a resolução dos dilemas que vive o trabalho.
Objetivos e Metas
i) Identificar quem são os trabalhadores do Distrito Federal afetados pela Pandemia de COVID-19;
2) Organizar processo de orientação profissional - coaching laboral - para os trabalhadores afetados pela Pandemia de COVID-19, que vise reforçar suas competências e habilidades;
3) Estruturar ações de qualificação profissional visando certificar conhecimentos e saberes para prosseguimento de estudos;
4) Identificar instituições de formação profissional, escolas técnicas que sejam adequadas a recepcionar estes trabalhadores e recepcioná-los nos respectivos itinerários formativos;
5) Reorganizar o processo de acolhimento dos trabalhadores nas agências do trabalhador no sentido de oferecer serviço integrado de atendimento nas dimensões de formação profissional, inserção laboral, autoemprego e/ou microcrédito;
6) Identificar quem são os beneficiários do auxílio emergencial, por meio de pedido de informações ou estabelecimento de transferência de informações entre a SETRAB e a Secretaria de Desenvolvimento Social, encarregada do CADÚnico;
Metodologia
A presente proposta pretende identificar os trabalhadores que perderam o emprego exclusivamente durante a Pandemia de COVID-19 por meio do Sistema Integrado de Ações de Emprego - SIGAE, que é utilizado pelas 15 agências do trabalhador ligadas a SETRAB. Para tanto, a parceria com a SETRAB, que já ocorre será aprofundada para o presente projeto. Estes trabalhadores são os que realizam a busca por novas vagas no sistema de atendimento. Além disso, pretende-se identificar pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, o volume de trabalhadores afetados pela pandemia no sentido de compararmos quantos dos que foram demitidos deram entrada no pedido de seguro-desemprego. Pedido de informações será realizado para obter informações dos beneficiários do Auxílio Emergencial, no sentido de traçar um perfil destas pessoas e oferecer a elas as mesmas perspectivas daqueles que mantinham vínculos antes da pandemia. Com as recentes mudanças nas condicionalidades do seguro-desemprego, muitos que são demitidos não cumprem as condições para o benefício do seguro. As empresas que mais demitem, são também as que mais contratam. Nesse sentido, a pesquisa irá identificar se as causas da demissão foram provocadas pela pandemia ou por alterações estruturais das próprias organizações. No que se refere as ações de educação profissional, orientação profissional, pretende-se organizar as referidas "manchas ocupacionais" para oferecer aos trabalhadores um serviço de coaching laboral. Para tanto, será necessário reorganizar o processo de acolhimento destes trabalhadores no âmbito das agências do trabalhador para oportunizar um atendimento mais abrangente no sentido de desenvolver uma abordagem em escala. Quando se fizer necessário, atendimentos individualizados serão desenvolvidos por meio de um coaching exclusivo para determinados casos.
Resultados Esperados
Oferecer a Secretaria do Trabalho e as demais secretarias do Distrito Federal maior conhecimento sobre as pessoas que foram afetadas pela Pandemia de COVID-19 no sentido de oportunizar a elas melhor atendimento junto as agências do trabalhador. O trabalho desenvolvido poderá ser aproveitado para momentos posteriores a superação da Pandemia.
Estruturar ações de qualificação profissional que atendam e que reforcem as competências e habilidades dos trabalhadores, permitindo que as ações das políticas ativas de emprego não desperdicem recursos ao reforçar os percursos profissionais, identificando cursos e itinerários formativos que reforcem tais trajetórias profissionais.
Oferecer a população conhecimento de quais são os perfis de trabalhadores afetados pela Pandemia e quais as suas carências em termos de formação profissional.
Dar visibilidade ao sistema público de intermediação de mão de obras, no sentido de que ele cumpra sua missão definida ainda pela Lei N. 76.403/1975.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Maio - inicio das atividades com organização do trabalho junto a SETRAB;
Junho/Julho - Mineração de dados junto a SETRAB e o Ministério da Economia/CAGED e ainda junto ao Cadastro do Auxílio Emergencial;
Agosto - Organização do processo de identificação das entidades parceiras para a realização das ações de qualificação profissional;
Agosto/Setembro - Identificados os trabalhadores, organização de ações de orientação profissional e coaching laboral;
Setembro - Lançamento de Portal de Acompanhamento de Ações de Emprego e Renda durante a COVID-19 no Distrito Federal;
Setembro/Novembro - realização das atividades de acolhimento, organização por "manchas ocupacionais" e encaminhamento as ações de formação e certificação profissional;
Outubro/Dezembro - acompanhamento dos trabalhadores junto as ações de formação profissional;
Tempo total de execução previsto
8
Categoria do Projeto
Ações para categorias vulneráveis | Comunicação, informação e educação | Itens Novos