Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Margô Gomes de Oliveira Karnikowski
Matrícula UnB
993875
Unidade acadêmica da UnB
margounb@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Emergência Covid-19 Sub-Título: Projeto Ação: O Contributo da UniSER em Tempos de Pandemia
Sumário Executivo da Proposta
A pandemia do COVID-19 vêm causando muitas mortes, sobretudo de idosos. Visando evitar a saturação dos sistemas de saúde, tem-se adotado o isolamento social, que pode impactar negativamente a saúde mental. Objetivos: desenvolver atividades educativas, com tecnologias digitais, que estimulem hábitos saudáveis e possibilitem enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia. Metodologia: Serão realizadas 40 Lives e 80 posts nas mídias digitais. Será elaborada cartilha digital, traduzida em libras.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Covid-19, Educação, UniSER, Saúde, Tecnologias
Número de Integrantes da Equipe
28
Nome dos Integrantes da UnB
Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, Camila Alves Areda, Cassio José da Silva, Eliana Fortes Gris, Mariana Sodário Cruz, Renato Cabral Rezende, Andrea Pecce Bento, Kerolyn Ramos Garcia, Maria Ivoneide de Lima Brito, Mariana Rocha de Souza, Amanda Amaro Cedro, Douglas Fernandes Duarte, Denise Teixeira de Sousa, Laís Otaviano Mesquita, Luana Soares Guimarães, Luísa Dias Lemos, Nathalia Silva Mendes, Silvia Beatriz Moreno Diniz, Ana Karoline Versiane Soares Araújo, Davi Pereira Alves, Jean Carlos Soares, Alexandre Magalhães Martins, Arthur George de Souza, Fabiana Xavier Cartaxo, José Alberto Gomes de Oliveira Karnikowski, Leonardo Costa Pereira, Maria Luíza Moreno Diniz, Thays Nunes Silva.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Grupo de Pesquisa Determinantes do Envelhecimento Humano - GPDEH
Público alvo
Análise do Contexto
Na atualidade vivência-se a Pandemia global do COVID-19, uma doença provocada por um novo coronavírus denominado de SARS-CoV-2, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de uma infecção por coronavírus, que pertence a uma família de vírus (CoV) capaz de causar desde resfriados comuns a doenças mais graves, como a Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) (Ahmed, Quadeer e McKay, 2020). Esta doença teve origem na China, espalhou rapidamente e vem causando mortes nos países atingidos, submetendo a todos a infecção e tendo os idosos como população mais suscetível, quando se trata de mortalidade (Brasil. Ministério da Saúde, 2020). Devido ao crescente número de infectados em curto período de tempo vem ocorrendo no mundo a saturação dos sistemas de saúde, que não contam com os equipamentos adequados ao tratamento em quantidade suficiente para atender a demanda (Phelan, Katz e Gostin, 2020).
No Brasil, medidas de isolamento social têm sido adotadas para evitar o colapso do Sistema Único de Saúde, e a consequente mortalidade, pela ausência de atendimento à população atingida pela infecção. Se por um lado o isolamento social se mostra eficiente em evitar/prorrogar o colapso dos sistemas de saúde, por outro está associado a real possibilidade de agravamento de diversos problemas ressaltando-se os de ordem psico-sociais, sobretudo em países com maiores desigualdades sociais e econômicas, além da possibilidade de impactar negativamente a saúde mental das pessoas (Brasil. Ministério da Saúde, 2020).
Estudos demonstram que a adaptação à realidade, que em caso de pandemia pode se revelar como grande desafio à saúde, e a supressão de carências agravadas pelo isolamento social, podem ser superadas pela valorização dos aspectos subjetivos implicados na interação com os outros, na afetividade e convívio, configurando-se estes como elementos fundamentais para a manutenção da saúde mental (Newman e Zainal, 2020). Esta interação pode ser realizada por meio de tecnologias digitais educativas. Os recursos oferecidos pelas tecnologias digitais possibilitam criar materiais educativos que estimulem o aprendiz, tornando-o um cúmplice do processo de aprendizagem e engajando-o no processo do seu desenvolvimento (Käll et al., 2020). As novas tecnologias, como a Internet, impulsionam a adaptação ao meio e ao ambiente social e o professor se torna um elo de conhecimento dessas tecnologias, podendo transformar o processo de aprendizagem (Ractham e Firpo, 2011). Assim pretende-se por meio de ações educativas desenvolvidas com tecnologias digitais, minimizar os possíveis efeitos negativos do isolamento social ocorrido em decorrência da pandemia COVID-19, tendo a aprendizagem interativa, enquanto possibilidade para todos e sobretudo para os idosos, e em qualquer tempo; enquanto processo que se dá nas relações de uns com os outros, numa interação entre aquele ou aqueles que aprendem, aquele que ensina e o que é aprendido.
Breve Fundamentação Teórica
O coronavírus é o nome que se dá a um grupo de vírus da família Coronaviridae, responsáveis por infecções respiratórias, que podem ser leves ou bastante graves, dependendo do tipo de vírus infectante (Brasil. Ministério da Saúde, 2020). Como tentativa de frear a propagação do vírus SARS-CoV-2, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as principais autarquias de saúde no Brasil divulgaram como cuidados: higienizar as mãos, cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e manter-se em isolamento domiciliar, por até 14 dias, em caso de sintomas da doença. Utilizando a educação associada a tecnologia digital como como estratégia, a presente proposta visa incentivar resultados positivos na comunidade, como comportamento altruísta, coesão social e voluntariado, alcançando aqueles que moram sozinhos ou que são idosos.
Objetivos e Metas
Objetivo geral:
O "Projeto Ação: O contributo da UniSER em tempos de pandemia" tem por objetivo contribuir para a manutenção da saúde e envelhecimento ativo da população idosa durante o período de isolamento em decorrência da pandemia do COVID-19.
Objetivos específicos:
1. Desenvolver e implementar atividades educativas, de domínio público, por intermédio da aplicação de tecnologias digitais (lives - comunicação online ao vivo, elaboração de materiais digitais), que possibilitem às pessoas, em especial os estudantes idosos da UniSER, desenvolverem habilidades para enfrentamento aos desafios impostos pela Pandemia do COVID-19;
2. Em vivência de aprendizagem online, objetiva a construção de estratégias que possibilitem o acesso ao conhecimento em tempo real, sobre hábitos saudáveis em isolamento, sobre dados epidemiológicos e terapias disponíveis para a COVID-19.
3. Objetiva possibilitar o diálogo educativo que possa contribuir para minimizar os possíveis efeitos negativos do isolamento social, proporcionando o estabelecimento de vínculos saudáveis e apropriação de tecnologias digitais educativas.
Metodologia
Para atingir os objetivos propostos optou-se por adotar ferramentas de aprendizagem de cunho tecnológico, conhecida como Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs.
Foram delimitadas três atividades principais: 1. Lives (transmissão ao vivo), 2. Postagem de material informativo em redes sociais e 3. Cartilha digital Educativa. As três atividades atuam como canal de comunicação entre a equipe UniSER, os alunos do projeto e a população geral, com o intuito de que a informação alcance a todos e ênfase aos idosos. Por meio dessas atividades serão debatidos conteúdos de diversas áreas do conhecimento, visando que os alunos da UniSER e comunidade em geral se mantenham informados e saudáveis fisicamente e emocionalmente.
Resultados Esperados
1. 40 lives realizadas, 80 posts confeccionados e uma cartilha digital. Todos os materiais disponibilizados na internet.
2. Envolvimento de 5000 pessoas participantes das atividades contendo temas de relevância para saúde, educação e políticas públicas e com interação estabelecida com o grupo do projeto.
3. Relatório final do projeto
4. Publicações de cunho científico e informativo.
5. Aumento do uso das mídias sociais utilizadas para a transmissão dos conteúdos pelos idosos e interação nas redes e mídias digitais.
6. Adoção de hábitos adequados para prevenir infecção viral.
7. Adoção de alimentação e práticas cotidianas de exercícios físicos em casa.
8. Divulgação das ações da Universidade de Brasília no enfrentamento ao COVID-19.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Ciência da Informação | Comunicação | Educação | Saúde Coletiva
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
R$36.050,00
Cronograma da Execução
1. LIVES
1. Elaboração de conteúdos e cronogramas - Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto
2. Veiculação de Lives via Facebook - Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto
3. Produção de material de auxílio técnico para professores e estudantes - Abril e Maio
4. Relatório de atividades - Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
2. POSTS
1. Elaboração de conteúdos e análise para construção dos cronogramas de postagem - Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto
2. Postagem de material educativo - Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto
3. Relatório de atividades - Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
3. CARTILHA
1. Elaboração de conteúdo - Abril, Maio e Junho
2. Diagramação - Julho
3. Ilustração - Abril, Maio e Junho
4. Revisão - Maio e Julho
5. Tradução - Abril, Maio e Junho
6. Relatório de atividades - Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
Tempo total de execução previsto
9
Categoria do Projeto
Ações para categorias vulneráveis | Comunicação, informação e educação | Itens Novos