Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Cristiane R M Russo
Matrícula UnB
1093754
Unidade acadêmica da UnB
cristiane.r.menezes@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Criação de vídeos educativos Para o Ensino de Ciências em tempos de isolamento
Sumário Executivo da Proposta
No tempo atual surge a necessidade de renovação das metodologias de ensino para o enfrentamento de período de isolamento social com a suspensão das aulas presenciais, portanto a criação de materiais pedagógicos para o ensino de ciências na educação básica utilizando novas tecnologias de informação e comunicação aparece como uma alternativa viável neste cenário, além de proporcionar uma melhor divulgação científica dos fenômenos naturais e suas implicações na sociedade.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Ensino de Ciências; alfabetização cientifica, experimentação; novas tecnologias educativas
Número de Integrantes da Equipe
21
Nome dos Integrantes da UnB
Dra. Ana Júlia Pedreira, Dra. Sarah Christina Caldas Oliveira, Ped. Raiane Resende Da Rocha As, Biól. Amanda Fernandes Pereira Machado, Biól. Luana Lima Alves, Biól. Maycon Veiga Chaves, Amanda Santos Vasconcelos, Ana Beatriz dos Reis Queiroz, Artur Firmino da Guarda Braga, Daniel Rezende Silva, Flávia Cabral Netto Resende, Júlia Papalardo Azevedo, Juliane Bagno Branquinho, Larissa Leal da Silva, Larissa Liliane Moreira Machado, Lucas Martins de Freitas Arruda, Sabrina Waleska Galdina da Silva, Stella Cândida Ferreira, Thomas Nícolas Ribeiro Lucena, Yasmin Barboza Ferreira.
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Ensino de Ciências/LEC/NECBio/IB
Público alvo
Análise do Contexto
Diante do atual cenário mundial de pandemia, a Educação Básica precisa de ferramentas que possam facilitar o ensino a distância. No Distrito Federal as aulas da Educação Básica foram suspensas desde o dia 12 de março do ano vigente até 5 de abril (Decreto n° 40.539, de 19 de março de 2020), e a parti desta data adotar-se-á a utilização do ensino mediado por tecnologia na rede pública do DF, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, tanto para a rede pública como privada. Tal ação impõe a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), tais como vídeos, mídias sociais e internet.
Outro ponto que podemos destacar é a alfabetização científica que preparar o indivíduo para compreender e interpretar o mundo como também ser capaz de transformá-lo por meio do conhecimento científico. Tais habilidades são construídas numa abordagem de ensino investigativo, o que coloca as NTIC em evidência nesta conjuntura, pois os mesmos mobilizam diferentes competências (intelectuais, sociais, psicomotoras) em um único ambiente de aprendizado, podendo inclusive ser utilizado em ambiente não formal de ensino, como por exemplo nos lares e também nas Classes Hospitalares.
Breve Fundamentação Teórica
A Ciências da Natureza no Ensino Fundamental tem como competência a ser desenvolvida no estudante a capacidade de compreender e explicar os fenômenos naturais e de prepará-lo ao enfrentamento das questões socioambientais do mundo atual, formando cidadãos aptos a intervir em suas realidades e com isso promover o bem-estar de sua família e comunidade. Tal aprendizado pode ser construído por meio da criação de vídeos educativos, aplicação de softwares de simulação (jogos) e de realidade virtual, entre outros. Neste contexto, estas tecnologias constituem-se num recurso didático que alia os aspectos tecnológicos com o conhecimento científico, proporcionando uma formação por meio do entretenimento. Um aspecto deste tipo de tecnologia educacional pouco explorado é o potencial de inclusão, dependendo de sua configuração, poderá ter requisitos para os estudantes com necessidades especiais de aprendizado.
Objetivos e Metas
Objetivos
Promover a disseminação de informações científicas pertinentes ao Ensino de Ciências da Educação Básica, estimulando o engajamento da sociedade na adoção de ações que promovam a alfabetização científica.
Incentivar a realização de atividades experimentais em ambientes que não a escola, auxiliando na compreensão de conceitos científicos, auxiliando na promoção da alfabetização científica.
Metas
1. Criação de 05 vídeos educativos com conteúdos relacionados ao Ensino de Ciências;
2. Criação de um canal para a postagem dos vídeos na internet;
3. Divulgação do canal e dos vídeos em redes sociais e junto aos professores da educação básica, de escolas da rede pública e privada de ensino.
Metodologia
A proposta é dividida nas seguintes etapas: a primeira etapa (pré-produção) é a seleção dos conteúdos para a criação dos materiais educativos com base no currículo em movimento do DF e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) concomitante à revisão da literatura; a segunda etapa (produção) consiste na montagem dos materiais educativos e criação das habilidades pedagógicas para cada tema escolhido (roteiro); a terceira etapa (pós-produção) e a inserção dos materiais nas plataformas de mídias correspondentes, divulgação dos vídeos em redes sociais e o acompanhamento dos acessos.
Resultados Esperados
Espera-se que os materiais produzidos possam estimular o interesse pelo Ensino de Ciências, bem como auxiliar na promoção da alfabetização científica, aproximando os estudantes das questões relacionadas ao dia a dia, e o permitindo que tomem decisões mais acertadas quando for. Os vídeos e suas explicações, podem também servir de recurso de ensino, auxiliando os professores nas aulas de Ciências da Educação Básica, além de proporcionar aos estudantes em situação de internação hospitalar ou mesmo as crianças que estão afastadas da escola, por forma do decreto Governamental os conhecimentos científicos necessários ao entendimento dos fenômenos naturais e suas implicações no dia a dia.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
A Proposta deverá ser desenvolvida no período de 3 meses onde as etapas estão assim distribuídas: 1º ao 10º dia- etapa de pré-produção; 11º ao 25º dia – etapa de produção; 26º ao 90º dia – etapa de pós-produção.
Tempo total de execução previsto
3
Categoria do Projeto
Comunicação, informação e educação | Teletrabalho, telessaúde e ensino à distância