Informações
Título do produto
Estratégias de adaptação em tempos de pandemia : um estudo de caso de micro e pequenas empresas de materiais de construção
Descrição do produto
Referência:
SANTOS, Karine Pedroza dos. Estratégias de adaptação em tempos de pandemia: um estudo de caso de micro e pequenas empresas de materiais de construção. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo:
Atualmente o mundo está passando por uma pandemia, que está afetando diretamente o comércio, em particular as micro e pequenas empresas. Por serem pequenas, há uma falta de mecanismos de qualquer tipo de planejamento tanto por falta de tempo como por falta de conhecimento sobre o planejamento, o que as leva a não estarem preparadas para essa situação atual que as surpreendeu. Pois com essa pandemia a população está sendo orientada a ficarem em suas casas, então como que essas MPEs estão se adaptando a essa nova realidade se as pessoas não estão saindo de suas casas para comprar. O presente trabalho teve como propósito identificar as estratégias adaptativas que estão sendo usadas pelas micro e pequenas empresas de materiais de construção na época da pandemia. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, tendo abordagem qualitativa de estudo de caso múltiplo, com um roteiro de entrevista semiestruturado a oito lojas de materiais de construção. Como resultado, foi identificado que essas MPEs trabalham com estratégias reativas que são elaboradas no dia a dia sem algum planejamento anterior. Foram pegas de surpresa pela pandemia pelo fato de não ter uma programação, planejamento ou estratégia em suas organizações. O presente trabalho contribuiu também para uma elaboração simplificada de formulação de estratégias para serem implementadas nesse tipo de mercado.
Autor(es) do produto
Karine Pedroza dos Santos
Unidade acadêmica da UnB
Biblioteca Central - BCE | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Administração de empresas - Planejamento estratégico - Marketing - estratégias - Pandemia
Público alvo
Data de Produção do produto
dezembro 14, 2020
Tipo do produto
Comunicação científica