Informações
Título do produto
Alfabetização na perspectiva da literacia digital
Descrição do produto
Referência:
DIAS, Solange Floriano Rampelotto. Alfabetização na perspectiva da literacia digital. 2021. 56 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo construir análises sobre o contexto das práticas pedagógicas voltadas para alfabetização infantil na atualidade e que se associam ao mundo digital em que estamos imersos, bem como, para aspectos do cotidiano de alfabetização que proporcionam a integração com a literacia digital. A pandemia do COVID-19 que acometeu o mundo a partir do ano de 2020 exigiu da sociedade, como um todo, a necessidade de adaptação a um novo modelo em diversas áreas. Na educação não foi diferente. Professores, pais e alunos passaram a desenvolver suas atividades em casa ou remotamente, a partir de novos métodos e recursos que suportam esta necessidade. A emersão e observação deste polinômio – aluno, professor, família e ferramentas digitais – foi fundamental para estabelecer parâmetros de compreensão dos desafios impostos pelos novos conceitos educacionais que vivemos. Foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, onde foram utilizados como instrumento a observação sistemática, recorrente e participante, visando solucionar os questionamentos propostos. Os resultados alcançados demonstram que, mesmo com as limitações impostas pelo período, a união da escola, familiares, alunos e os meios digitais que se apresentaram como auxiliares nesta etapa, ofereceram um caminho possível de diminuírem-se as perdas no processo de alfabetização. Todavia, as dificuldades e limitações existentes no percurso, confirmam a necessidade da escola como espaço institucional de interação e alfabetização, bem como de desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Nesse sentido, ainda que práticas exitosas possam ser realizadas remotamente em prol da alfabetização dos pequenos, o ensino e espaço remoto não conseguem suprir as possibilidades de trocas existentes no presencial. E são essas trocas – entre pares, professores e alunos – muitas vezes realizadas por gestos, olhares para aquilo que o colega está fazendo, perguntas aleatórias e espontâneas direcionadas aos docentes, que são difíceis de serem captadas ou de ocorrerem no ensino remoto.
Autor(es) do produto
Solange Floriano Rampelotto Dias
Unidade acadêmica da UnB
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Ensino fundamental - séries iniciais - Práticas pedagógicas - Ensino auxiliado por computador - Ensino Remoto Emergencial (ERE) - Pandemia
Público alvo
Data de Produção do produto
novembro 10, 2021
Tipo do produto
Comunicação científica