Informações
Título do produto
Formação de professores em tempos de pandemia da covid-19: visão dos docentes da rede pública de ensino do Distrito Federal
Descrição do produto
Refferência
MIRANDA, Edna Mara Corrêa et al. Formação de professores em tempos de pandemia da covid-19: visão dos docentes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 3, p. 336-356, 2021. DOI: 10.25112/rpr.v3.2500. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500. Acesso em: 10 set. 2021.
Resumo
Este texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso.
Autor(es) do produto
Edna Mara Corrêa Miranda; Bárbara Pereira de A. Rocha; Liliane Campos Machado; Mayrla Pereira Sena Cordeiro
Unidade acadêmica da UnB
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Professores - formação - Ensino remoto - Pandemia
Público alvo
Data de Produção do produto
setembro 1, 2021
Tipo do produto
Comunicação científica
Formato do produto
Idioma
Território ou área de aplicação
Licença o gerenciamento de direitos autorais
Fonte externa
Revista Präksis